Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2013

Dissecando a Seleção do Felipão

Hoje, dia 14 de maio de 2013, o técnico Luiz Felipe Scolari convocou a Seleção Brasileira para a Copa das Confederações. E tirando um pouco a poeira do blog e desenferrujando meu cérebro e as mãos, volto as postagens para fazer uma análise dessa convocação, que a princípio achei bastante interessante.

Como diria um esquartejador, vamos por partes. E começando com os goleiros. Os escolhidos de Felipão foram Júlio César (QPR), Diego Cavalieri (Fluminense) e Jefferson (Botafogo). Desde pequeno ouço meu pai falando que goleiro é posição de confiança, por isso eu até discordaria (se fosse o caso) da convocação ou não convocação de alguém, porém, não acharia nada demais. 

Júlio César, apesar do rebaixamento, fez uma boa temporada. O goleiro mostrou ter recuperado a forma que havia perdido no banco de reservas da Internazionale e salvou o Queens Park Rangers de algumas goleadas com grandes defesas, com a elasticidade e o reflexo dos velhos tempos. Por isso, apesar de um probleminha com a torcida no fim da temporada, acho uma excelente aposta e tenho a convicção de que ele será o titular. Cavalieri e Jefferson estão em um nível bastante parecido, apesar de eu achar o Cavalieri mais seguro, por isso acho que são ótimas reposições, caso seja necessário.

Os nossos zagueiros são interessantes, temos Thiago Silva (PSG), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern) e Réver (Galo). Desses quatro, temos três com uma característica parecida: a velocidade. O Réver é um pouco mais forte, ainda mais na bola aérea. Creio que Thiago Silva e David Luiz serão os titulares e isso permite um dinamismo maior na saída de jogo. Se o Dante ou o Réver tiverem que entrar no lugar de algum deles, o nível não vai cair muito, apesar do Thiago Silva ser o melhor zagueiro do mundo, na minha opinião.

Para as laterais, Felipão convocou Daniel Alves (Barça) e Jean (Fluminense) e Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atletico de Madrid). A explicação para a convocação do Jean é fácil, ele consegue ter em um jogador apenas um volante e um lateral, porém eu não o convocaria, preferiria o Rafael, do Manchester United, que fez grande temporada além de ter crescido muito defensivamente. Daniel Alves, apesar de eu não gostar, é o titular na direita. Pela esquerda, Marcelo é o dono da vaga, mas tem um temperamento explosivo que pode causar problemas em algum momento, Filipe é um reserva que tem grande capacidade, apesar de não ter a mesma força ofensiva de Marcelo. 

Chegamos ao meio-campo, começo com os volantes Fernando (Grêmio), Luiz Gustavo (Bayern), Hernanes (Lazio) e Paulinho (Corinthians). Se formos analisar as últimas partidas da Seleção, o garoto Fernando é o dono da vaga de primeiro volante, aquele cão de guarda, e Paulinho de segundo volante, preso na marcação mas com mais liberdade de subir ao ataque e apoiar a saída de jogo. Luiz Gustavo é reserva do ótimo Bayern porque o time alemão tem o excelente Javi Martínez, por isso não é o titular da Seleção, apesar de eu considerá-lo mais jogador que o Fernando, que está em processo de crescimento ainda. Hernanes passou por problemas com Mano Menezes e recuperou o prestígio com Felipão, porém, creio que Ramíres está em melhor fase e daria possibilidades diferentes para o meio-campo, com mais velocidade. Felipão preferiu a cadência e ótimo passe do "Profeta", como Hernanes é chamado pelos torcedores da Lazio.

Na parte mais ofensiva do time, eu vou dividir em três: armadores, meias/atacantes pelo lado e centroavantes. Por que isso? Porque é a maneira como a nossa Seleção tem jogado, com um meia jogando mais centralizado e dois meias/atacantes pelos lados, fornecendo um centroavante. Mais no fim do texto vou fazer uma pequena análise em cima dessa tática.

A armação da Seleção está nas mãos de Oscar (Chelsea) e Jádson (São Paulo). O garoto do Chelsea vive grande fase nesse primeiro ano na Inglaterra e joga pelo meio mas também pode cair pelos lados, como faz trocando de posição com Mata e Hazard no time londrino. Eu sou um grande fã dele e acho que a Seleção ganha muito com ele em campo. Já o Jádson é uma aposta do Felipão. Ele tem jogado bem mas muita gente questionou a convocação dele, principalmente pela exclusão de Ronaldinho e Kaká. Eu penso que os dois, principalmente o Ronaldinho, não tem mais espaço na Seleção e dos que sobraram para disputar essa vaga, o Jádson é uma boa opção.

Para jogar pelos lados do campo teremos Lucas (PSG), Bernard (Galo), Hulk (Zenit) e Neymar (Santos). A grande surpresa da convocação veio aqui: Bernard. Sou fã dele e achei ótimo a oportunidade que ele ganhou, espero que ele ache seu espaço na Seleção e, como tricolor, espero que vá logo para o Dortmund, ainda durante a Libertadores (hehe). Lucas, pra mim, é um jogador que tem que ter mais espaço na Seleção. Rapidamente ele conquistou seu espaço em Paris e é um dos grandes nomes da nova geração do Brasil. Porém, os titulares serão Neymar e Hulk com certeza. Hulk tem uma grande força, chega bem a linha de fundo e, jogando pela direita, é muito perigoso cortando para o meio e chutando. Neymar é a grande estrela e tenho certeza que ele irá jogar bem, só espero que alguém o ensine a enfrentar times com duas linhas de quatro, que ainda é a maior dificuldade dele.

Os centroavantes escolhidos por Felipão foram Fred (Fluminense) e Leandro Damião (Internacional). Aqui não tem muito o que falar, a "profissão" dos dois é fazer gols e isso eles já provaram que sabem, logo, apesar de alguns pedirem Pato ou Luís Fabiano, achei a convocação acertada.

Resumindo: gostei bastante da convocação, Felipão foi coerente e eu faria apenas algumas poucas alterações. Acho também que esses jogadores tem capacidade de, acertando o estilo de jogo e a tática, vencer essa Copa das Confederações e estou na torcida.

Agora vou tentar fazer uma pequena análise tática, estou aberto a críticas e sugestões.

Primeiro o "basicão", utilizando a base tática dos últimos jogos, teríamos um 4-2-3-1 com o Neymar e o Hulk fazendo as pontas, o Oscar flutuando pelo meio e trocando de posição as vezes com o Neymar. O Paulinho não teve a liberdade de chegar como faz no Corinthians, porém com treinamento adequado nesse mês que o Felipão terá, acho que essa liberdade vai aparecer. Os laterais são parte importante do esquema ofensivo, tabelando com os pontas e apoiando muito o ataque. Na parte defensiva, o volante Fernando fica bastante preso, os dois zagueiros, como são rápidos, facilitam a reconstrução do sistema defensivo evitando deixar o time exposto. Paulinho e os laterais não deverão subir ao mesmo tempo para não desguarnecer a defesa. Fred é o responsável pelas tabelas pelo meio e por abrir espaços na frente, além, claro, de fazer os gols.


Uma variação tática interessante seria um 3-5-2, relembrando o time de 2002, do próprio Felipão. Como temos zagueiros rápidos, os laterais teriam ainda mais liberdade ofensiva, deixando Neymar e Oscar livres para criar e Fred sempre recebendo bolas. Fernando e Paulinho fariam exatamente o que Gilberto Silva e Kleberson faziam, um mais preso e outro sendo o ponto de equilíbrio do time, apoiando bastante e marcando ainda mais.

Já um esquema um pouco diferente seria a saída de Fred para a entrada de Lucas, em um jogo que esteja complicado de se chegar a área, a velocidade pode ser a solução. Lucas daria uma mobilidade maior ao time, que com Neymar com ainda mais liberdade, talvez o Brasil conseguisse abrir muitos espaços para a chegada de Hulk, Oscar e Paulinho.


Então é isso, fica aqui a torcida para que não haja cortes, que todos cheguem a essa Copa das Confederações em casa inteiros e que Felipão e os seus comandados consigam, se não ser campeões, mostrar evolução e, principalmente, encontrar o seu padrão de jogo.

8 comentários:

  1. Felipão não sabe montar times ofensivos, ele tem que escalar o 3-5-2 e jogar nas mãos de Deus, Jadson é fraco, RG apesar de poucas vezes ter brilhado na seleção ainda é a melhor opção, e sou muito mais o Kaká no lugar do Hulk que é fraco pra seleção.

    ResponderExcluir
  2. Entre Jádson, Kaká e Ronaldinho, eu levaria o Kaká. Ou o Diego, lembra dele?

    ResponderExcluir
  3. Os 3 sao melhores q o jadson, jadson é um Wagner destro uHEuHEUHeuAHEuEHu

    ResponderExcluir
  4. "Cavalieri e Jefferson estão em um nível bastante parecido, apesar de eu achar o Cavalieri mais seguro"

    clubista vc hein

    ResponderExcluir
  5. Belo texto. Concordo com tudo.

    - Rafael ou Marcos Rocha poderiam perfeitamente estar na lista, mas não seriam titulares. Sendo assim, Felipão optou pela polivalência do Jean, que não compromete jogando na lateral.

    - Ramires tinha todas as condições de estar aí, mas há um boato de indisciplina. Como não acompanho o futebol do Luiz Gustavo, não vou opinar sobre sua presença. Hernanes precisa mostrar algo que o faça merecer estar ali. Só atuar bem pela Lazio não é o suficiente. É uma chance de ouro.

    - Kaká nunca foi "o cara" do Brasil e, hoje, está escondido (digamos assim) no banco do Real Madrid. Não tem sequência de jogos, não tem o destaque necessário para ser convocado.

    - Ronaldinho é aquilo: jogando muito pelo Galo, mas com um péssimo histórico pela Seleção. Suas atuações convincentes podem ser contadas nos dedos da mão. Fora os relatos de indisciplina. Se eu levaria? Sim, porque mesmo com o lado negativo falando tão alto, não vejo ninguém melhor para o meio de campo. Mas o opção do Felipão é totalmente compreensível, longe de ser algum absurdo. O Gaúcho fez por onde estar nessa situação.

    - Hulk? Não o acompanho. Gostaria mesmo é de ver o Bernard ganhando uma chance no time. Lucas também pode acrescentar muito.

    - Talvez, TALVEZ, eu levasse o Pato no lugar do Damião.

    - Me preocupa a ausência de uma liderança nesse time. Uma referência. Thiago Silva? Fred? Participaram de Copa do Mundo, mas não sei...

    - Meu time tem 10 titulares: Júlio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Fernando, Paulinho, Oscar, Neymar e Fred. Falta um...

    - Inaceitável o Edinho não estar nessa lista. rsrs.

    Abs,
    Fernando.

    ResponderExcluir
  6. Então, vamos lá:

    Sei desse boato do Ramíres também e acho que isso pesou muito, ele tá sendo para o Felipão o que o Hernanes foi para o Mano. Mas eu o levaria facilmente mesmo assim.

    Sobre o Ronaldinho eu não o levaria justamente pelos motivos que você deu hahaha.

    Liderança: acho que não há ninguém melhor para isso que o Júlio César que é bastante experiente. O Fred e o Thiago Silva, assim como Marcelo e o Daniel Alves são outros "apoios". Faltou o Dunga jogar um pouquinho para o futuro, ao invés de tentar ganhar a Copa de qualquer maneira, isso gerou um problema de muita falta de experiência, apesar de a maioria desses garotos (David Luiz, Dante, Lucas, Bernard, Oscar e Damião) não terem idade ainda na época dele, porém isso realmente faz diferença. Mas não acho que Kaká ou Ronaldinho seriam o ideal.

    Sou muito fã do Pato, porém para o tipo de jogo que o Felipão prega, eu escolheria o Damião também.

    O seu time é idêntico ao meu, só que com o Lucas completando os 11. Já o do Felipão, creio que será com o Hulk.

    Para terminar, além do Edinho, acho que faltou o Rhayner.

    ResponderExcluir
  7. Rhayner é uma boa. Ou o Marquinho. rssss.

    Eu gostaria de ver o Júlio Cesar dando a volta por cima. Sua imagem foi arranhada por causa da última Copa, mas potencial não lhe falta. Precisa reconquistar a confiança do torcedor brasileiro. Será que tem carisma e liderança para ser essa referência na Seleção? Aí eu já não sei...

    Falando mais recentemente, foram tantos anos com Taffarel, Romário, Ronaldo, Rivaldo e outros, que parece haver um vazio na Seleção nesse sentido. Infelizmente.

    ResponderExcluir