"Ele pega a bandeira" Inveja dos espanhóis que deu por alguns minutos. Fernando Alonso venceu com autoridade em casa, com direito a bandeirona vermelha e amarela da Espanha nas mãos, empunhando o orgulho espanhol tão ferido nos últimos tempos, com mais de 6 milhões de desempregados. Lembrou um tal brasileiro.
Fernando Alonso fazendo a festa dos espanhóis. Detalhe para o estado dos Pneus |
Vitória de Dom Fernando sem sustos. Largou em quinto, pulverizou o estigma de "só ganha na Espanha quem larga na primeira fila". Logo na largada, já assumindo o terceiro posto. Ousou, passou Vettel e logo superou a carroça da Mercedes, guiada por Rosberg. Daí pra frente, foi só administrar e dar show. 4 Paradas foram suficientes para uma vitória com vantagem folgada.
Kimi Raikkonen, com a equipe mais equilibrada hoje da F1, fez uma grande corrida, mais uma vez apostou numa parada a menos, deu certo. De 4°, para uma segunda posição que o aproxima, e muito, do ainda líder Sebastian Vettel. Agora, são 22 corridas seguidas na zona de pontuação. O Recorde histórico é de Michael Schumacher que ficou 24 consecutivas. Raikkonen craque como nunca. Melhor fase da carreira. Apenas 4 pontos atrás do Alemão da Red Bull.
Felipe Massa fez uma corridaça. Punido com três posições no Grid. Largou em nono, fez ultrapassagens, foi agressivo, soube poupar equipamento e tirar o melhor do carro. Terceiro lugar que conta pontos para a equipe e ajuda Alonso.
Sebastian Vettel era favorito da prova. Faltou ação para ultrapassar Rosberg no início. O Resultado foi perder a posição para Alonso e condição de coadjuvante na corrida. Apostar integralmente nos pneus duros foi furada. Ficou para trás e nem disputou pódio. Mas um bom quarto lugar o mantém na ponta. A regularidade de Vettel pode fazer diferença lá na frente.
Mark Webber já parece sem preparo mental para as disputas intensas. Já sabe que foi fritado dentro da equipe, já sabe que sairá no final do ano. Para sair por cima, seria digno anunciar a aposentadoria o quanto antes. Quinto lugar sem brilhantismo.
Deve ser angustiante ter um carro perfeito para os treinos, e não render nada na corrida. Nico Rosberg, depois de uma bela pole, tem que assistir - mais uma vez - o desgaste excessivo de pneus de sua Mercedes. No braço, ainda conseguiu ficar em sexto.
Paul Di Resta é de fato o melhor piloto dentre as equipe menores. Temporada incrível. Das 5 corridas até aqui, 4 na zona de pontuação. Se posiciona no campeonato à frente da Mercedes de Nico Rosberg, em tese um carro superior. São 26 pontos, ocupando a oitava colocação, com a mesma pontuação de Romain Grosjean, piloto da ótima Lótus.
Jenson Button (8°), sem carro, vai de grão em grão, pontuando, pontuando, sem grandes motivações no campeonato, esperando a melhoria dos carros da Mclaren para quem sabe disputar um pódio ainda em 2013. Parece ser um ano para esquecer na equipe inglesa, voltando aos tempos negros da metade dos anos 90, quando o time ficou quase 4 anos sem vitórias na F1.
Em nono Sérgio Perez, que imaginou que teria a grande chance da carreira na Mclaren, mas se vê num carro inferior a Sauber de 2012. Quem poderia supor? Diferente do experiente companheiro, Perez está motivado. Não vem andando tão atrás de Button, como muitos apostavam. Vem na mesma balada, e em alguns momentos, causa incomodo ao Inglês.
Daniel Ricciardo faz mais uma ótima corrida - para as condições de seu carro Toro Rosso - e vai aos poucos carimbando sua vaga na Red Bull Para a temporada 2014. Por lá, ele vai substituir o compatriota Mark Webber, que deve anunciar aposentadoria em breve.
CLASSIFICAÇÃO:
1-Sebastian Vettel - 89 Pontos
2-Kimi Raikkonen - 85 Pontos
3-Fernando Alonso - 72 Pontos
4-Lewis Hamilton - 50 Pontos
5-Felipe Massa - 45 Pontos
6-Mark Webber - 42 Pontos
7-Romain Grosjean - 26 Pontos
8-Paul Di Resta - 26 Pontos
9-Nico Rosberg - 22 Pontos
10-Jenson Button - 17 Pontos
CLASSIFICAÇÃO EQUIPES:
1-Red Bull - 131 Pontos
2-Ferrari - 117 Pontos
3-Lótus - 112 Pontos
4-Mercedes - 72 Pontos
5-Force Índia - 32 Pontos
6-Mclaren - 29 Pontos
7-Toro Rosso - 8 Pontos
8-Sauber - 5 Pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário