Páginas

sábado, 28 de julho de 2012

London Calling, act I





Marca aí. 29 de julho, 8 da manhã em Londres, 4 horas no Brasil. Sobe a bola na Basketball Arena (nome mais criativo da história dos Jogos). Nigéria e Tunísia. É, não é dos mais glamurosos o primeiro jogo da Olimpíada, mas de qualquer forma é um jogo bom, equilibrado. Na seqüência, uma história nova começa no basquetebol brasileiro, voltando longos 16 anos depois. Brasil e Austrália, às 11 e 15, horário de Londres, 7 e 15 horário de Brasília. Muitas expectativas e algumas lesões importantes marcam esses Jogos, e a partir de agora eu vou destrinchar cada equipe, separadinha em seus grupos, e com as tabelas, pra ninguém ficar perdido:






Grupo A


Argentina - "Don't Cry For Me, Argentina" - Uma grande e histórica geração que surgiu para o mundo no Mundial de 2002, em Indianápolis, onde foram vice-campeões com 5 dos 12 jogadores que trazem a Londres (Ginobili, Oberto, Scola, Leo Gutierrez e Nocioni). Em 2004, nas mãos do nosso atual técnico Ruben Magnano e com 6 dos atuais convocados (Delfino se juntou ao time), a consagração nas Olimpíadas de Atenas. A medalha de ouro após derrotarem os EUA de Allen Iverson, Tim Duncan e dos jovens LeBron e Carmelo Anthony (convocados para Londres), Dwyane Wade e Amar'e Stoudemire (cortados de Londres por lesão) na semifinal e a Itália na final. Na seqüência, uma pequena renovação e o quarto lugar no Mundial de 2006, seguido pela recuperação de forças e a medalha de bronze em Atenas. Algumas lesões não permitiram um rendimento tão alto no Mundial de 2010, mas em 2012 a Argentina chega com seu time mais forte desde Atenas, entrosado e embalado por vitórias em cima do Brasil no Super Four realizado mês passado e no Pré-Olímpico de Mar Del Plata no ano passado. Um grupo forte e experiente, que se despede das quadras devido à idade avançada da maioria de seus jogadores (8 jogadores com 32 anos ou mais). Um candidato seríssimo à medalha de ouro. Time, na minha opinião, mais entrosado entre os 12. Jogadores com grande capacidade defensiva e de trabalho coletivo (especialmente o Kammerichs), um armador capaz de ditar o ritmo de qualquer partida (Pablo Prigioni), 3 jogadores com altíssimo poder de decisão (Delfino, Ginobili e Scola) e um desejo de encerrar com chave de ouro uma fase que fez o povo argentino esquecer de toda a sua crise econômica e social pra poder apoiar essa equipe, além de presentear seu grande craque Ginobili, que completa 35 anos no dia 28 de julho, véspera da estréia da equipe, contra a Lituânia. Um time que não muito a se dizer a respeito. Grande time, grande favorito. Vale a pena assistir a qualquer jogo deles. Especialmente o grande duelo dessas Olimpíadas, fechando a primeira fase com chave de ouro, contra os Estados Unidos, no dia 6, às 6 e 15 da tarde, hora de Brasília. No primeiro embate, essa semana, 86 a 80 pros americanos num jogo duríssimo. E no dia 6 não deve ser diferente.

4 - Luis Scola - Ala/pivô - 32 anos - 2,04 m - Houston Rockets (NBA)
5 - Emanuel "Manu" Ginobili - Ala/armador - 34 anos - 1,96 m - San Antonio Spurs (NBA)
6 - Marcos Mata - Ala - 25 anos - 1,99 m - Peñarol (Argentina)
7 - Leonardo "Leo" Gutierrez - 34 anos - 2,01 m - Peñarol (Argentina)
8 - Pablo Prigioni - Armador - 35 anos - 1,90 m - Caja Laboral (Espanha) 
9 - Juan Gutierrez - Pivô - 28 anos - 2,04 m - Obras Sanitarias (Argentina)
10 - Carlos Delfino - Ala - 29 anos - 1,98 m - Milwaukee Bucks (NBA)
11 - Facundo Campazzo - Armador - 21 anos - 1,79 m - Peñarol (Argentina)
12 - Martin Leiva - Pivô - 32 anos - 2,10 m - Peñarol (Argentina)
13 - Andres Nocioni - Ala - 32 anos - 2,02 m - Caja Laboral Baskonia (Espanha)
14 - Hernan Jasen - Ala/armador - 34 anos - 1,99 m - Cajasol Sevilla (Espanha)
15 - Federico Kammerichs - 32 anos - Ala/pivô - 2,04 m - Regatas Corrientes (Argentina)


Tabela da primeira fase
29 de julho - vs. Lituânia
31 de julho - vs. França
2 de agosto - vs. Tunísia
4 de agosto - vs. Nigéria
6 de agosto - vs. Estados Unidos


Provável quinteto titular: Prigioni, Ginobili, Delfino, Nocioni e Scola.
Meu palpite: Medalha. Qual delas será, dependerá do desenrolar dos Jogos e de times como Brasil, Espanha e França.





Estados Unidos - "Dream Team 20" - 20 anos depois de a maior equipe de esportes coletivos ter pisado na face da terra, o "Dream Team" de Barcelona-92, surge uma nova geração com uma mescla poderosíssima e que não sentiu o peso das lesões que tiraram Dwight Howard, Amar'e Stoudemire, Dwyane Wade e Blake Griffin dos Jogos, praticamente dizimando o jogo de garrafão americano, que jogará com Tyson Chandler e na reserva Kevin Love e Anthony Davis. Um time que chega com um LeBron James jogando num nível de outro planeta, e agora campeão depois de uma incansável busca. Kevin Durant jogando como um MVP e se tornando um dos maiores arremessadores da história da NBA. Kobe Bryant sem dar sinais de fim de carreira, voando. Russell Westbrook aprendendo a ser um armador clássico e se tornando um força monstruosa. Anthony Davis, vindo da faculdade com a promessa de ser o melhor homem de garrafão da NBA desde Shaquille O'Neal. Kobe disse em uma entrevista que esse time seria capaz de bater o lendário Dream Team de 92. Eu sinceramente duvido, mas não se pode deixar de destacar a força e a vitalidade desse time, que segue em condições para jogar no Rio em 2016 com rigorosamente o mesmo time, com a exceção de Kobe Bryant, que já terá 38 anos e talvez, eu disse TALVEZ, não esteja mais em alto nível para tal. Um time fisicamente monstruoso, que é capaz de roubar bolas e puxar contra-ataques com 3 jogadores em questão de 3, 4 segundos. Uma equipe jogando coletivamente, mas com o senso de individualidade do americano. Todos os seus 12 jogadores tem poder de decisão alto, o que é fundamental numa competição com mata-mata e de poucos jogos. Como sempre, o grande favorito. Derrotou Brasil com dificuldades, Argentina com muitas dificuldades e a Espanha com relativa facilidade, mas isso não deve se repetir em Londres.


4 - Tyson Chandler - Pivô - 29 anos - 2,16 m - New York Knicks (NBA)
5 - Kevin Durant - Ala - 23 anos - 2,06 m - Oklahoma City Thunder (NBA)
6 - LeBron James - Ala - 27 anos - 2,03 m - Miami Heat (NBA)
7 - Russell Westbrook - Armador - 23 anos - 1,91 m - Oklahoma City Thunder (NBA)
8 - Deron Williams - Armador - 28 anos - 1,91 m - Brooklyn Nets (NBA)
9 - Andre Iguodala - Ala - 28 anos - 1,98 m - Philadelphia 76ers (NBA)
10 - Kobe Bryant - Ala/armador - 33 anos - 1,98 m - Los Angeles Lakers (NBA)
11 - Kevin Love - Ala/pivô - 23 anos - 2,08 m - Minnesota Timberwolves (NBA)
12 - James Harden - Ala/armador - 22 anos - 1,96 m - Oklahoma City Thunder (NBA)
13 - Chris Paul - Armador - 27 anos - 1,83 m - Los Angeles Clippers (NBA)
14 - Anthony Davis - Ala/pivô - 19 anos - 2,08 m - New Orleans Hornets (NBA)
15 - Carmelo Anthony - Ala - 28 anos - 2,03 m - New York Knicks (NBA)


Tabela da primeira fase
29 de julho - vs. França
31 de julho - vs. Tunísia
2 de agosto - vs. Nigéria
4 de agosto - vs. Lituânia
6 de agosto - vs. Argentina


Provável quinteto titular: Paul, Bryant, James, Anthony(Durant) e Chandler.
Meu palpite: Ouro. Acho que só Argentina e Espanha, e mesmo assim muito dificilmente, podem emparelhar com esse time.


França - "Allons, enfants de la Patrie" - Uma equipe forte, vice-campeã européia, que vem com seus altos e baixos, perdendo pra fraca seleção anfitriã, mas com jogadores de respeito. Um time que é dependente de Tony Parker, o que pode ser bom e ruim. Mas é um time equilibrado, tem nas infiltrações e chutes de média distância (especialmente do Parker) seu ponto forte ofensivo, e na disposição defensiva da equipe, muito veloz e atlética. Nicolas Batum é uma incógnita, pode ser um grande nome ou um grande apagão nessa Olimpíada. Melhor esperar pra ver. Nando De Colo , Mickael Gelabale e Boris Diaw também aparecem bem cotados no time. Mickael Pietrus e Joakim Noah são dois titularíssimos que não jogarão, causando uma grande perda de força pra esse time. Mesmo assim, temos que considerar como um time que pode incomodar bastante. A vitória sobre o Brasil mostrou que o time tem o poder de crescer e se recuperar, o que é fundamental nos Jogos.



4 -  Kevin Seraphin - Pivô - 22 anos - 2,06 m - Washington Wizards (NBA)
5 - Nicolas Batum - Ala - 23 anos - 2,03 m - Portland Trail Blazers (NBA)
6 - Fabien Causeur - Armador - 25 anos - 1,92 m - Cholet Basket (França)
7 - Yakhouba Diawara - Ala - 29 anos - 2,00 m - Cimbero Varese (Itália)
8 - Ali Traore - Pivô - 27 anos - 2,06 m - PBC Lokomotiv-Kuban (Rússia)
9 - Tony Parker - Armador - 30 anos - 1,86 m - San Antonio Spurs (NBA)
10 - Yannick Bokolo - Armador - 27 anos - 1,91 m - BCM Gravelines Dunkerque (França)
11 - Florent Pietrus - Ala - 31 anos - 2,01 m - Valencia Basquet (Espanha)
12 - Nando De Colo - Armador - 25 anos - 1,95 m - Valencia Basquet (Espanha)
13 - Boris Diaw - Ala - 30 anos - 2,03 m - San Antonio Spurs (NBA)
14 - Ronny Turiaf - Pivô - 29 anos - 2,07 m - Miami Heat (NBA)
15 - Mickael Gelabale - Ala - 29 anos - 2,01 m - Khimki Moscou (RUS)

Tabela da primeira fase
29 de julho - vs. Estados Unidos
31 de julho - vs. Argentina
2 de agosto - vs. Lituânia
4 de agosto - vs. Tunísia
6 de agosto - vs. Nigéria

Provável quinteto titular: Parker, De Colo, Batum, Diaw e Turiaf.
Meu palpite: Passarão da primeira fase e, dependendo do adversário, podem chegar a uma semifinal.

Lituânia - O nome pode não dizer muita coisa. Mas a equipe da Lituânia, pra quem conhece, é uma das mais tradicionais do basquete europeu. Grandes gerações, como a de 2000 a 2004, quarto lugar em Atenas, bronze em Sidney, campeã européia em 2003, ou a atual, medalha de bronze no Mundial de 2010. Tem dois dos melhores armadores da Europa (Martynas Pocius e Sarunas Jasikevicius), um dos destaques do Mundial de 2010, Linas Kleiza, grande estrela do time, e o jovem pivô agora na NBA, Jonas Valanciunas, além do experientíssimo Darius Songaila, que jogou 8 anos na NBA. O sorteio do grupo pode dificultar a vida deles, que além de entrarem no grupo de Argentina, Estados Unidos e França, devem provavelmente cruzar com Espanha, Brasil ou Rússia nas quartas. Mas mesmo assim, um time bem disciplinado, que distribui seu jogo e joga muito bem. Fica de olho neles.





4 - Rimantas Kaukenas - Ala/armador - 35 anos - 1,92 m - Montepaschi Siena (Itália)
5 - Mantas Kalnietis - Armador - 25 anos - 1,96 m - BC Zalgiris Kaunas (Lituânia)
6 - Jonas Maciulis - Ala - 27 anos - 1,98 m - Montepaschi Siena (Itália)
7 - Martynas Pocius - Ala/armador - 26 anos - 1,96 m - Real Madrid Baloncesto (Espanha)
8 - Simas Jasaitis - Ala/armador - 30 anos - 2,01 m - PBC Lokomotiv-Kuban (Rússia)
9 - Darius Songaila - Ala/pivô - 34 anos - 2,06 - CB Valladolid (Espanha)
10 - Renaldas Seibutis - Ala/armador - 26 anos - 1,98 m - BC Lietuvos Rytas (Lituânia)
11 - Linas Kleiza - Ala - 27 anos - 2,03 m - Toronto Raptors (NBA)
12 - Paulius Jankunas - Ala/pivô - 28 anos - 2,06 m - BC Zalgiris Kaunas (Lituânia)
13 - Sarunas Jasikevicius - Armador - 36 anos - 1,93 m - Panathinaikos BC (Grécia)
14 - Jonas Valanciunas - Pivô - 20 anos - 2,11 m - Toronto Raptors (NBA)
15 - Antanas Kavaliauskas - Pivô - 27 anos - 2,09 m - VEF Riga (Letônia)


Tabela da primeira fase
29 de julho - vs. Argentina
31 de julho - vs. Nigéria
2 de agosto - vs. França
4 de agosto - vs. Estados Unidos
6 de agosto - vs. Tunísia


Provável quinteto titular: Kalnietis (Jasikevicius), Pocius, Maciulis, Kleiza e Valanciunas.
Meu palpite: Quartas de final e se alguém der mole, semifinal.


Nigéria - "Os Infiltrados" - Um time que veio do nada e foi ganhando jogos no Pré-Olímpico e de repente estava nas Olimpíadas, à base de muito trabalho e de grandes atuações especialmente de Ike Diogu e Al-Farouq Aminu, que joga na NBA. Esses deverão ser os principais nomes da Nigéria, país de origem de Hakeem Olajuwon, um dos maiores pivôs da história da NBA. É um time desconhecido que aposta num jogo de velocidade. Vamos ver qual é.





4 - Tony Skinn - Armador - 29 anos - 1,91 m - Ironi Ashkelon (Israel)
5 - Ekene Ibekwe - Ala/pivô - 27 anos - 2,11 m - BBC Bayreuth (Alemanha)
6 - Ike Diogu - Pivô - 28 anos - 2,08 m - Capitanes de Arecibo (Porto Rico)
7 - Al-Farouq Aminu - Ala - 21 anos - 2,06 m - New Orleans Hornets (NBA)
8 - Ade Dagunduro - Armador - 26 anos - 1,96 m - Stella Artois Leuven Bears (Bélgica)
9 - Chamberlain Oguchi - Ala/armador - 26 anos - 1,98 m - Panteras de Miranda (Venezuela)
10 - Koko Archibong - Ala - 30 anos - 2,06 m - LTi Giessen 46ers (Alemanha)
11 - Richard Oruche - Ala/armador - 24 anos - 1,93 m - Acadêmica Coimbra (Portugal)
12 - Ejike Ugboaja - Ala/pivô - 27 anos - 2,06 m - Jahesh Tarabar Qom (Irã)
13 - Derrick Obasohan - Ala/armador - 31 anos - 1,98 m - Joventut Badalona (Espanha)
14 - Alade Aminu - Ala/pivô - 24 anos - 2,11 m - Élan Chalon (França)
15 - Olumide Oyedeji - Pivô - 31 anos - 2,11 m - Qingdao Double Star (China)


Tabela da primeira fase
29 de julho - vs. Tunísia
31 de julho - vs. Lituânia
2 de agosto - vs. Estados Unidos
4 de agosto - vs. Argentina
6 de agosto - vs. França


Provável quinteto titular: Skinn, Oguchi, Al-Farouq Aminu, Alade Aminu e Ike Diogu.
Meu palpite: Deve sofrer dentro do grupo, mas com determinação, podem passar às quartas.


Tunísia - Classificada como campeã africana, uma grata surpresa frente às seleções mais tradicionais e bem ranqueadas da África, como Egito e Angola. Disputou seu primeiro Mundial em 2010, sendo a lanterna entre as 24 seleções, após conquistar o bronze no Africano de 2009. Acredito que o panorama pra Londres não seja muito diferente do Mundial. Uma equipe de atletas que jogam em sua maioria na Tunísia. Makrem Ben Romdhane é o destaque individual da equipe.





4 - Radhouane Slimane - Ala - 31 anos - 2,05 m - Al Hilal(Arábia Saudita)
5 - Marouan Laghnej - Armador - 26 anos - 1,92 m - Jeunesse Sportive Kairoua (Tunísia)
6 - Amine Maghrebi - Ala - 27 anos - 1,96 m -  Ezzahra Sports Rades (Tunísia)
7 - Mourad El Mabrouk -  25 anos - 1,85 m - Ezzahra Sports Rades (Tunísia)
8 - Marouan Kechrid - Armador - 31 anos - 1,78 m - Maghreb Fes (Marrocos)
9 - Mohamed Hadidane - Ala/pivô - 26 anos - 2,05 m - Widad Athletic Casablanca (Marrocos)
10 - Atef Maoua - Ala/armador - 31 anos - 1,97 m - Étoile Sportive du Sahel (Tunísia)
11 - Mokhtar Ghyaza - Pivô - 25 anos - 2,04 m - Étoile Sportive Rades (Tunísia)
12 - Makrem Ben Romdhane - Ala/pivô - 23 anos - 2,04 m - Étoile Sportive du Sahel (Tunísia)
13 - Amine Rzig - Ala - 31 anos - 1,98 m - Ahly Du Caire (Egito)
14 - Mehdi Hafsi - Ala - 34 anos - 2,03 m - Essm Le Portel (França)
15 - Salah Mejri - Pivô - 26 anos - 2,17 m - Racing Basketball Antwerp (Bélgica)


Tabela da primeira fase
29 de julho - vs. Nigéria
31 de julho - vs. Estados Unidos
2 de agosto - vs. Argentina
4 de agosto - vs. França
6 de agosto - vs. Lituânia


Provável quinteto titular: Kechrid, Rzig, Slimane, Ben Rhomdane e Mejri.
Meu palpite: Saco de pancada do grupo. Mas é sempre cedo pra dizer.






Minha aposta de classificação do Grupo A


1 - Estados Unidos
2 - Argentina
3 - França
4 - Lituânia
5 - Nigéria
6 - Tunísia




GRUPO B


Austrália - "Mais do mesmo" - Um time que sempre chega e disputa, pela falta de concorrentes na Oceania. Razoável, tem no armador Patrick Mills e no ala Joe Ingles suas grandes estrelas. Pode passar à segunda fase, mas deve ser mesmo uma seleção coajuvante, dando bastante trabalho aos grandes favoritos, mas sem realmente atrapalhar as pretensões deles. A ausência do Andrew Bogut deve ser sentida, mas nada de muito grave.





4 - Peter Crawford - Ala/armador - 32 anos - 1,93 m - Townsville Crocodiles (Austrália)
5 - Patrick Mills - Armador - 23 anos - 1,83 m - San Antonio Spurs (NBA)
6 - Adam Gibson - Armador - 25 anos - 1,88 m - Gold Coast Blaze (Austrália)
7 - Joe Ingles - Ala/armador - 24 anos - 2,03 m - FC Barcelona Regal (Espanha)
8 - Brad Newley - Ala - 27 anos - 2,01 m - Valencia BC (Espanha)
9 - Matthew Dellavedova - Ala/armador - 21 anos - 1,93 m - St. Mary's College (EUA)
10 - David Barlow - Ala - 28 anos - 2,05 m - CB Murcia (Espanha)
11 - Mark Worthington - Ala/pivô - 29 anos - 2,02 m - Gold Coast Blaze (Austrália)
12 - Aron Baynes - Pivô - 25 anos - 2,08 m - Ikaros Kallhiteas BC (Grécia)
13 - David Andersen - Pivô - 32 anos - 2,11 m - Mens Sana Basket (Itália)
14 - Matthew Nielsen - Ala/pivô - 34 anos - 2,08 m - BC Khimki (Rússia)
15 - Aleks Maric - Pivô - 27 anos - 2,11 m - Panathinaikos BC (Grécia)


Tabela da primeira fase
29 de julho - vs. Brasil
31 de julho - vs. Espanha
2 de agosto - vs. China
4 de agosto - vs. Grã-Bretanha
6 de agosto - vs. Rússia


Provável quinteto titular: Mills, Ingles, Barlow, Nielsen e Andersen.
Meu palpite: Parece que não, mas o grupo do Brasil é o mais equilibrado, com mais times em condições de brigar pela terceira e quarta vagas. Mas eu acredito que a Austrália seja a quarta colocada do grupo e pare nas quartas.


BRASIL - "Eu voltei, agora pra ficar". 16 anos depois. Ninguém queria aguentar até o Rio-2016 pra voltar e o Brasil conseguiu vencer lesões, polêmicas e brigas de egos pra chegar de novo, e com força, a uma Olimpíada. Um time mesclado, com seus grandes jogadores já experientes e no momento certo pra conquistar a vaga. Um time capaz de grandes momentos e grandes jogos, como os últimos duelos contra a Argentina, com duas vitórias e duas derrotas, os dois últimos jogos contra os EUA. Mas também capaz de erros e um nervosismo infantil que compromete partidas como as duas contra os EUA, onde o "excesso de sede ao pote" deixou a gente não ganhar o jogo, contra a frieza e confiança dos norte-americanos. Pela primeira vez, um norte-americano naturalizado, Larry Taylor, convocado. Pela primeira vez em quase 20 anos, o Brasil consegue botar o seu melhor em quadra e ser competitivo. Rubén Magnano, técnico argentino campeão em Atenas-2004, devolveu um padrão tático, técnico e uma identidade aos jogadores e a nós mesmos, de querer ver a seleção de basquete jogando. Pode ser só uma preparação para uma equipe forte em 2016, pode ser o início de uma nova fase vitoriosa, pode ser uma medalha e uma despedida digna pro Marcelinho depois de 15 anos de seleção brasileira. Mas a passeio não vamos em Londres. Temos uma equipe com grandes defensores, em especial Alex e Anderson Varejão. Bons arremessadores de perímetro em Guilherme e Marcelinho. Um dos melhores armadores da Europa, Marcelo Huertas, homem de decisão do time. Nenê de volta, dono do garrafão brasileiro. Uma boa expectativa. A maturidade e a tranquilidade podem ser o fator decisivo para a classificação na primeira fase, os duelos contra Rússia e Espanha. E serão muito importantes para as quartas e uma eventual medalha, feito que esse time tem plenas condições de conseguir. Só depende de nós mesmos.





4 - Marcelo "Marcelinho" Machado - Ala - 37 anos - 2,00 m - CR Flamengo (Brasil)
5 - Raul "Raulzinho" Togni Neto - Armador - 20 anos - 1,85 m - Lagun Aro (Espanha)
6 - Caio Torres - Pivô - 25 anos - 2,11 m - CR Flamengo (Brasil)
7 - Larry Taylor - Armador - 31 anos - 1,85 m - Bauru Basketball (Brasil)
8 - Alex Garcia - Ala/armador - 32 anos - 1,91 m - UniCEUB/BRB/Brasília (Brasil)
9 - Marcelo "Marcelinho" Huertas - Armador - 29 anos - 1,91 m - FC Barcelona Regal (Espanha)
10 - Leandro "Leandrinho" Barbosa - Ala/armador - 30 anos - 1,91 m - Indiana Pacers (NBA)
11 - Anderson Varejão - Ala/pivô - 29 anos - 2,11 m - Cleveland Cavaliers (NBA)
12 - Guiherme Giovannoni - Ala - 32 anos - 2,04 m - UniCEUB/BRB/Brasília (Brasil)
13 - Nenê Hilário - Pivô - 29 anos - 2,11 m - Washington Wizards (NBA)
14 - Marcus Vinicius "Marquinhos" de Souza - Ala - 27 anos - 2,08 m - Flamengo (Brasil)
15 - Tiago Splitter - Pivô - 26 anos - 2,11 m - San Antonio Spurs (NBA)


Tabela da primeira fase
29 de julho - vs. Austrália
31 de julho - vs. Grã-Bretanha
2 de agosto - vs. Rússia
4 de agosto - vs. China
6 de agosto - vs. Espanha


Provável quinteto titular: Huertas, Leandrinho, Marquinhos (Alex), Varejão e Nenê.
Meu palpite: Semifinal. Se soubermos controlar os nervos e não nos desligarmos, medalha.


China - A China está de ressaca. Depois de receber uma Olimpíada e dar um certo trabalho, o grande trunfo do país mais populoso do mundo não está mais na seleção: Yao Ming. Sem os 2,29 m do Yao dentro do garrafão e a liderança dele, fazendo todo o time jogar muito melhor e mais motivado, não sobra quase nada. Sobra vontade, sim, sobra a velha disciplina e trabalho duro chineses, mas falta talento. Na Ásia, sobram. Hoje, muito dependente do Yi Jianlian, nada de especial a apresentar. Um time experiente, com 6 remanescentes de Pequim, mas pra mim, um mero coadjuvante.





4 - Ding Jinhui - Ala/pivô - 22 anos - 2,04 m - Zhejiang Golden Bulls (China)
5 - Liu Wei - Armador - 32 anos - 1,90 m - Shangai Sharks (China)
6 - Yi Li - Ala - 24 anos - 2,03 m - Jiangsu Dragons (China)
7 - Wang Shipeng - Ala/armador - 29 anos - 1,98 m - Guangdong Southern Tigers (China)
8 - Zhu Fangyu - Ala - 29 anos - 2,01 m - Guangdong Southern Tigers (China)
9 - Sun Yue - Ala/armador - 26 anos - 2,06 m - Beijing Olympians (China)
10 - Zhang Zhaoxu - Pivô - 24 anos - 2,21 m - Shangai Sharks (China)
11 - Yi Jianlian - Ala/pivô - 24 anos - 2,13 m - Dallas Mavericks (NBA)
12 - Guo Ailun - Armador - 18 anos - 1,92 m - Liaoning Dinosaurs (China)
13 - Chen Jianghua - Armador - 23 anos - 1,88 m - Guangdong Southern Tigers (China)
14 - Wang Zhizhi - Pivô - 33 anos - 2,15 m - Bayi Rockets (China)
15 - Zhou Peng - Ala/pivô - 22 anos - 2,10 m - Guangdong Southern Tigers (China)


Tabela da primeira fase
29 de julho - vs. Espanha
31 de julho - vs. Rússia
2 de agosto - vs. Austrália
4 de agosto - vs. Brasil
6 de agosto - vs. Grã-Bretanha


Provável quinteto titular: Liu Wei, Sun Yue, Zhu Fangyu, Yi Jianlian e Wang Zhizhi.
Meu palpite: Vai entrar só para constar, mas nada de desatenção. Zebras acontecem.


Espanha - "Adelante, La Roja" - Campeões europeus, mundiais em 2006, medalha de prata em Pequim depois de jogar uma final que, a meu ver, foi o maior jogo de basquete de todos os tempos. Seus cinco titulares jogam ou jogaram, e bem, na NBA. Calderón, um autêntico maestro, armador clássico europeu. Juan Carlos Navarro, homem de decisão e estrela do time. Rudy Fernandez, o ala explosivo que pode decidir o jogo em uma jogada de contra-ataque ou uma bola de 3. Pau e Marc Gasol, as torres gêmeas, garantindo rebotes e dominando o jogo no garrafão. E agora Serge Ibaka, o jogador super-atlético que falta à maioria dos times europeus. Defende ferozmente, dá muitos tocos e traz mais dinamismo ao time. É mesmo, sem rasgação de seda, um timaço. Um time que dá medo aos EUA e os faz jogar no limite, como foi na final em Pequim e no último amistoso, que graças aos erros espanhóis e a disposição americana, terminou em 100 a 78 para os EUA. Tudo bem, os reservas da Espanha são bons, sim, mas não suprem a qualidade dos titulares, a meu ver. E falta o Ricky Rubio. Eu acredito que essas seriam as Olimpíadas pra ele se firmar como grande armador do mundo, depois de ser a grande revelação de 2008. Muitos na NBA mesmo esperavam ve-lo, mas a operação nos ligamentos do joelho impediu o sonho. Fica pro Rio-2016. Sorte a nossa. Agora é ficar de olho nesse time da Espanha, porque vai longe, e muito.





4 - Pau Gasol - Ala/pivô - 32 anos - 2,13 m - Los Angeles Lakers (NBA)
5 - Rodolfo "Rudy" Fernández - Ala/armador - 27 anos - 1,96 m - Denver Nuggets (NBA)
6 - Sergio Rodríguez - Armador - 26 anos - 1,92 m - Real Madrid Baloncesto (Espanha)
7 - Juan Carlos Navarro - Ala/armador - 32 anos - 1,92 m - FC Barcelona Regal (Espanha)
8 - José Calderón - Armador - 30 anos - 1,92 m - Toronto Raptors (NBA)
9 - Felipe Reyes - Pivô - 32 anos - 2,06 m - Real Madrid Baloncesto (Espanha)
10 - Víctor Claver - Ala - 23 anos - 2,06 m - Portland Trail Blazers (NBA)
11 - Fernando San Emeterio - Ala - 28 anos - 1,99 m - Caja Laboral Baskonia (Espanha)
12 - Sergio Llull - Ala/armador - 24 anos - 1,92 m - Real Madrid Baloncesto (Espanha)
13 - Marc Gasol - Pivô - 27 anos - 2,16 m - Memphis Grizzlies (NBA)
14 - Serge Ibaka - Ala/pivô - 23 anos - 2,08 m - Oklahoma City Thunder (NBA)
15 - Víctor Sada - Armador - 28 anos - 1,92 m - FC Barcelona Regal (Espanha)


Tabela da primeira fase
29 de julho - vs. China
31 de julho - vs. Austrália
2 de agosto - vs. Grã-Bretanha
4 de agosto - vs. Rússia
6 de agosto - vs. Brasil


Provável quinteto titular: Calderón, Navarro, Fernández, Pau e Marc Gasol (Ibaka).
Meu palpite: Medalha. Qual das 3, vai depender deles mesmos.


Grã-Bretanha - "Future in England's dream" - País-sede sempre acaba jogando melhor. Se é o clima, a vontade, a arbitragem, o medo, não sei. Mas todo país-sede perturba, se não chegar longe na competição. O time britânico é historicamente fraquíssimo e um autêntico sparring dos grandes time europeus, mas as coisas podem mudar. A vitória sobre a França e a derrota apertadíssima para a Espanha demonstram que algo especial pode vir. Não acho que o clima de "jogar pra galera" vá levar esse time muito longe, mas pode ser que belisquem uma vaga nas quartas aí, e se alguém vacilar... Vai saber. A possibilidade de Ben Gordon e Kelena Azubuike irem a Londres foi cortada, e o time vai com alguns jogadores de um certo nivel na Europa, como Joel Freeland, e dependente da estrela de Luol Deng, do Chicago Bulls. Mensah-Bonsu pode ser uma força dentro do garrafão, mas é só esperar e ver no que vai dar. As fortes partidas feitas contra França e Espanha mostram que essa equipe pode ser incômoda. Ao mesmo tempo, derrotas contra seleções mais fracas destes jogos, como a Tunísia, e a derrota por 24 pontos para a não-classificada Bélgica demonstram que o time é irregular.




4 -Kieron Achara - Ala/pivô - 29 anos - 2,08 m - Assignia Manresa (Espanha)
5 - Andrew Lawrence - Armador - 22 anos - 1,85 m - College Of Charleston (EUA)
6 - Mike Lenzly - Ala/armador - 31 anos - 1,89 m - CEZ Nymburk (República Tcheca)
7 - Papa Yaw "Pops" Mensah-Bonsu - Ala/pivô - 29 anos - 2,06 m - Besiktas Milangaz (Turquia)
8 - Andrew Sullivan - Ala - 31 anos - 2,03 m - Leicester Riders (Inglaterra)
9 - Luol Deng - Ala - 27 anos - 2,06 m - Chicago Bulls (NBA)
10 - Robert Archibald - Pivô - 32 anos - 2,11 m - CAI Zaragoza (Espanha)
11 - Joel Freeland - Ala/pivô - 25 anos - 2,08 m - Portland Trail Blazers (NBA)
12 - Nate Reiking - Armador - Armador - 38 anos - 1,88 m - Sheffield Sharks (Inglaterra)
13 - Daniel Clark - Ala/pivô - 23 anos - 2,10 m - CB Estudiantes (Espanha)
14 - Kyle Johnson - Ala/armador - 23 anos - 1,95 m - APOEL BC (Chipre)
15 - Eric Boateng - Pivô - 26 anos - 2,08 m - Peristeri B.C. (Grécia)


Tabela da primeira fase
29 de julho - vs. Rússia
31 de julho - vs. Brasil
2 de agosto - vs. Espanha
4 de agosto - vs. Austrália
6 de agosto - vs. China


Provável quinteto titular: Reiking (Lawrence), Johnson, Deng, Freeland e Archibald.
Meu palpite: Caiu uma vaga no colo deles. Treinaram, se prepararam, mas estão longe de ser um grande time. Talvez consiga beliscar uma vitória em cima de um dos concorrentes à vaga no grupo.


Rússia - Seleção tradicional, potência olímpica com 2 ouros na era da antiga União Soviética, incluindo o polêmico jogo do cronômetro em Munique-72. Casa do tradicionalíssimo bicho-papão europeu CSKA Moskow. Um pouco de azar com o terceiro lugar no Eurobasket, mas achou o caminho das pedras no Pré-Olímpico Mundial e chega a Londres pra disputar forte. Apoiada em 3 jogadores de NBA, Shved, Mozgov e o grande craque Kirilenko, além do ex-NBA e grande da Europa Viktor Khryapa. Tem nesses 4 a espinha dorsal de seu time, com uma defesa dedicada e bem física, um ataque ao estilo europeu, tático e coletivo, mas com o poder de decisão mais concentrado nas mãos de Kirilenko. Seus jogadores facilmente atuam em mais de uma posição, tornando-se o elenco mais versátil dos Jogos. Um grande técnico, David Blatt, orquestrando a equipe. Favorita a terceira vaga do grupo e, se o Brasil der mole, segunda. Pode ser um grande incômodo nas quartas-de-final. Olho vivo.





4 - Alexey Shved - Ala/armador - 23 anos - 1,98 m - Minnesota Timberwolves (NBA)
5 - Timofey Mozgov - Pivô - 26 anos - 2,15 m - Denver Nuggets (NBA)
6 - Sergey Karasev - Ala/armador - 18 anos - 2,00 m - BC Triumph Lyubertsy (Rússia)
7 - Vitaly Fridzon - Ala/armador - 26 anos - 1,96 m - BC Khimki (Rússia)
8 - Alexander "Sasha" Kaun - Pivô - 27 anos - 2,11 m - PBC CSKA Moskow (Rússia)
9 - Evgeny Voronov - Armador - 26 anos - 1,96 m - PBC CSKA Moskow (Rússia)
10 - Viktor Khryapa - Ala - 29 anos - 2,06 m - PBC CSKA Moskow (Rússia)
11 - Semyon Antonov - Ala - 23 anos - 2,02 m - BC Nizhny Novgorod (Rússia)
12 - Sergey Monya - Ala - 29 anos - 2,03 m - BC Khimki (Rússia)
13 - Dmitri Khvostov - Armador - 22 anos - 1,90 m - BC Khimki (Rússia)
14 - Anton Ponkrashov - Armador - 26 anos - 2,02 m - PBC CSKA Moskow (Rússia)
15 - Andrei Kirilenko - Ala - 31 anos - 2,07 m - Minnesota Timberwolves (NBA)


Tabela da primeira fase
29 de julho - vs. Grã-Bretanha
31 de julho - vs. China
2 de agosto - vs. Brasil
4 de agosto - vs. Espanha
6 de agosto - vs. Austrália


Provável quinteto titular: Ponkrashov (Karasev), Shved, Kirilenko, Khryapa e Mozgov.
Meu palpite: Candidato forte. Terceira força do grupo, um time que pode preocupar, e muito.



Minha aposta de classificação do Grupo B
1 - Espanha
2 - Brasil
3 - Rússia
4 - Austrália
5 - Grã-Bretanha
6 - China






Esse foi o resuminho que eu, a duríssimas penas, consegui montar dos 12 time que disputam os Jogos. Idéias, críticas, sugestões e qualquer discussão será sempre bem-vinda. Espero que o Brasil consiga mostrar o melhor do seu jogo com consistência e nos coloque de novo no alto, já buscando também uma tranquilidade para 2016. Ao longo dos dias, eu vou publicando resenhas e resumos dos jogos do dia.


Abração, see you later,
João Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário