Páginas

domingo, 27 de novembro de 2011

Ai ai esse Brasileirão...

Obviamente que eu gostaria de ter vencido. Mais óbvio ainda que eu queria estar na briga pelo título. Mas, já que o Corinthians venceu, melhor pro campeonato que Vasco e Corinthians cheguem a última rodada brigando pelo título contra Flamengo e Palmeiras. Quatro das maiores torcidas do Brasil envolvidas nessa última rodada sensacional.
Fluminense, meu time de coração, e Vasco da Gama, time de parte da minha família que conta com meu carinho, fizeram hoje um jogo épico. O Tricolor fez um primeiro tempo melhor, teve três boas chances com Fred acertando a trave em um chute mascado e Leandro Euzébio e Marquinho perdendo gols que não podem ser desperdiçados dentro da pequena área. O Vasco foi o retrato do seu ídolo Juninho Pernambucano: nervosismo. Juninho, reconhecidamente um jogador extremamente tecnico e disciplinado, mostrou hoje exatamente o contrário, deu uma entrada vergonhosa pelo lado com os pés na altura do joelho do lateral tricolor Carlinhos, mas apesar disso, Élton, também dentro da pequena área e sem goleiro, conseguiu acertar o travessão.

Veio a segunda etapa e com ela veio Bernardo no lugar de Élton, o Vasco passava a jogar sem atacantes e a partida continuava truncada, o Fluminense um pouco mais organizado mas pouco agressivo, enquanto o Vasco não tinha uma referência na frente. Rafael Sóbis recebeu uma bola com açúcar e com afeto do muito esperto Deco mas chutou para fora, frente a frente com Fernando Prass. Pouco depois chegou a notícia que ninguém queria ouvir: Corinthians abria o placar em Florianópolis. E aí Cristóvão resolveu recompor o ataque colocando Alecsandro, eis que o centroavante consegue achar uma cabeçada a queima roupa após blecaute na defesa tricolor que Diego Cavalieri não conseguiu impedir, Vasco 1x0. Abel Braga não demonstrava vontade de modificar o Fluminense, Marquinho seguia em campo mesmo muito nervoso, mas Mariano acha um lançamento primoroso para Fred, o melhor centroavante do Brasil, matar a bola no peito e voleiar, como poucos fariam igual, Fluminense empatava, o Corinthians era campeão.

O jogo continua muito tenso e termina a partida em Florianópolis. A torcida do Corinthians solta o grito de "É Campeão!", jogadores correm para assistir ao fim do clássico carioca. E tem o privilégio de ver o lance que entrou para a história desse clássico. Alecsandro, tão contestado, recebe a bola na direita e enxerga Bernardo entrando livre e cruza. Bernardo, de frente para a bola, acerta uma cabeçada fortíssima e Diego Cavalieri ainda consegue defender, mas a bola sobra no pé de Bernardo: GOL DO VASCO. Aos 45, Vasco da Gama fazia 2x1 e acabava com o título antecipado do Corinthians.

Domingo que vem tudo pode acontecer. Vasco x Flamengo, no Engenhão, Corinthians x Palmeiras, no Pacaembu. Quatro das cinco maiores torcidas, dois dos maiores clássicos do Brasil. Corinthians ou Vasco, quem quer que seja campeão, vai ser merecedor.

A briga pela Libertadores vai ser intensa também: seis clubes brigam por duas vagas. Flamengo é franco-favorito por uma delas, mas pega o Vasco, tudo pode acontecer e o rubro-negro leva desvantagem em número de vitórias, primeiro critério de desempate, contra Coritiba e Internacional, que jogam dois clássicos regionais e podem alcançar o Flamengo. O Internacional enfrenta o Grêmio no Beira-Rio e uma vitória deixa o colorado dependente de um tropeço de Fla ou Coxa, que enfrenta o desesperado Atlético-PR na Arena na Baixada, em um jogo de vida ou morte para os dois. Figueirense, São Paulo e Botafogo também vão disputar clássicos (Avaí, Santos e Fluminense) e correm por fora pela última vaga.

O rebaixamento guardou para a última rodada duas vagas para três times: Cruzeiro, Ceará e Atlético-PR. Cruzeiro enfrenta o Atlético-MG na Arena do Jacaré com sua torcida a favor dependendo só de si. Ceará viaja a Bahia, ali pertinho, precisando vencer o já garantido na Série A 2012 Tricolor de Aço e torcendo por um tropeço do Cruzeiro. E o Atlético-PR recebe o Coritiba, como já adiantamos, onde só importa a vitória, já que mesmo que Cruzeiro e Ceará não tropecem o rebaixamento se concretize, pelo menos eles terão tirado o Coxa da Libertadores.

Enfim, esse campeonato não é o mais emocionante de todos, não é o mais disputado de todos, mas com certeza é o que vai mexer com mais gente nessa última rodada.


3 comentários:

  1. Você foi muito bem no que diz respeito ao jogo. Escreveu de forma clara e incontestável o que aconteceu durante estes 90 minutos que "pararam o mundo"!!!

    Parabéns

    Frederico Martins

    ResponderExcluir
  2. Lendo o que aqui fou escrito pude reviver em minha memória aqueles 90 minutos de muita emoção e sofrimento. Flu ou Vasco, qualquer um poderia ter ganhado aquele jogo, mas graças a Deus que foi o Vasco porque assim impedimos o campeonato antecipado para o Corinthians. Agora só resta torcer porque o que vai acontecer no próximo dia 4 de dezembeo de 2011 há muito já está escrito nas estrelas.

    ResponderExcluir
  3. De fato um jogo épico, Pedro. E tem mais na última rodada.

    ResponderExcluir