Páginas

domingo, 27 de novembro de 2011

O findar e o legado do Brasileirão 2011

A edição de número 40 do Campeonato Brasileiro – não estamos polemizando em nada quanto a quem teve título reconhecido antes de 71, antes que comece o alvoroço – chega ao fim em exatos sete dias. No entanto o bolo pode ser cortado antes do parabéns. Isso porque o Corinthians pode garantir o título ainda nesta tarde de 27 de Novembro. O Campeonato mais difícil e mais emocionante de toda a era dos pontos corridos vai fechar as cortinas deixando um legado. Sem demagogia, não falamos assim pra fazer um texto bonitinho de final de campeonato. O que acontece é que o brasileiro de pontos corridos vai findar o ano sem ter o método questionado por especialistas e torcedores pela primeira vez.

A questão era simples, todos atestavam que era justo, mas sem graça, uma coisinha meio insossa. Não, a gente não fez levantamento pra concluir isso, é uma impressão. E de fato, esta já vale. E isso não é a toa, de fato é inegável que esse brasileiro foi o mais envolvente de todos. A quantidade de clubes que entraram e saíram da briga ao longo das rodadas é impressionante. A mídia esportiva que vive de resultado quebrou muito a cara. Os profetas do acontecido toda hora tinham que reajustar suas percepções e projeções porque o time sinistrão da ponta pontuava pouco por 3 rodadas e os demais chegavam. Enfim, campeonato gostoso de acompanhar.

Corinthians, Vasco e Fluminense disputam ainda o título, o último menos que os demais que depende de mais combinação. Mas e daí? Toda hora muda tudo. Parece propaganda da Bradesco Seguros: vai que...


A briga pela Libertadores também anima, assim como a do rebaixamento. Tanto a de cima quanto a de baixo contam com protagonistas inusitados. Figueirense briga pela Libertadores e Cruzeiro para não cair. Ao alvorecer do campeonato qualquer torcedor, se fosse perguntado, jamais colocaria a situação no pé que está; provavelmente, salvante algumas exceções, colocaria o Cruzeiro pela briga da Libertadores e talvez o Figueirense pra não cair. E é por aí mesmo.


Campeonato assanhadinho o de 2011. Quem ganhar vai tirar onda.

3 comentários:

  1. Esse post terá uma continuação.
    O findar e o legado do Brasileirão 2011 (2)

    Essa semana sai.

    ResponderExcluir
  2. Se vai.
    Show, podes crer.
    Maneirão mesmo.
    Esse lance dos clássicos na última rodada também foi show.
    Olha, olha a onda, plá, plá, kkkkkkkkk.

    ResponderExcluir