Páginas

domingo, 27 de novembro de 2011

De onde nunca deveriam ter saído

 A Série B 2011 acabou! Entre um Duque de Caxias vexatório e um BarceLusa, simplesmente um campeonato equilibradíssimo cheio de alternâncias e possibilidades. Para os amantes do bom futebol e que admiram e torcem para as equipes tradicionais, de massa, nada melhor que a arrancada final do Sport e uma amarelada do Bragantino, nas duas últimas rodadas.

 Inebriada, a Série A recebe 4 clubes com boas histórias para contar ao longo do percurso do nosso futebol: Portuguesa, Náutico, Ponte Preta e Sport. Todos times com relevantes torcidas, jogadores lendários, fatos marcantes. 


 E como não falar da Ponte Preta ao lembrar do título histórico do Corinthians em 1977? Se for falar de Campinas? Cita-se por obrigação a Macaca. E o Pentacampeão pernambucano Sport Recife? Por quantas vezes o Leão da Ilha representou o bairrismo orgulhoso da nação nordestina? Quantas vezes incomodou os gigantes mais explicitados pela mídia? Campeão Nacional por duas vezes. Bita, Elói, Lalá, Nado... quatro letrinhas mágicas, assim como Hexa. Hexa é luxo! Que vos diga o Náutico, o alvirrubro de reconhecido valor a partir da década de 60. E a Portuguesa, segundo time de todo paulistano? Quem não lembra da geração 1996... Clemer, Emerson, Cesar, Oleúde Capitão, Gallo, Zé Roberto, Rodrigo Fabri e Alex Alves. Esqueci de alguém? Provável. Falar de Portuguesa é necessariamente não conseguir lembrar de tudo.

 Substituição no Estagiários do Esporte: Sai o atacante goleador Lúdico, entra o volante caneleiro Série B 2011.

 Vitória poderia ter voltado à Série A pela reta final. Contudo, Apenas uma rodada no g4. Não mereceu! Bragantino, do artilheiro Lincom, fez um segundo turno fantástico, mas os deuses do futebol não quiseram e programaram uma amarelada inesperada do Braga. Boa Esporte mostrou-se insinuante durante todo o campeonato, circundou o G-4 durante o ano, porém, na hora de decidir, o peso da camisa proclamou "Tá cedo ainda". Americana figurou por 70% do campeonato no G4, denotando ir para a Série A pela primeira vez. Que nada! Único lugar que  mereceram chegar foi à Guaratinguetá, cidade a qual voltarão em 2012. Barueri, ABC, Goiás, Guarani, Paraná, Criciúma e São Caetano estiveram na média, bons momentos, outros nem tanto. Icasa e ASA, diferentemente dos outros candidatos ao rebaixamento, perderam na última rodada em casa para Portuguesa e Vitória, respectivamente. O Verdão do Cariri caiu com incríveis 47 pontos, superando as mais audaciosas contas dos matemáticos. Depois de quase conseguir algumas vezes, o Vila Nova finalmente foi rebaixado para Série C. Salgueiro bom é o da Sapucaí. E o Duque fez a pior campanha da história da Segunda divisão nos pontos corridos. Campanha inferior ao América-RN no Brasileirão Série A 2007, quando o Dragão marcou 17 pontos e 3 vitórias. O Duque de Caxias teve 17 pontos e 2 vitórias.

 Aos lugares dos rebaixados, a Série B 2012 recebe o quase Campeão Joinville, podendo perder por dois gols de diferença, em casa. CRB, provável vice-campeão. Ipatinga e América-RN








Nenhum comentário:

Postar um comentário