Páginas

domingo, 10 de junho de 2012

Futebol em estado puro

Esse sábado foi um dos mais esportivos da minha vida. Acordei e a Sharapova tava se sagrando campeã de Roland Garros, na sequência duas grandes partidas da Euro (Dinamarca surpreendendo a Holanda, 1-0, e Alemanha 1-0 em Portugal), amistoso da Seleção contra a Argentina com show de Messi, 4-3 para os hermanos, campeonato brasileiro, Formula-1, Formula Indy e jogo 7 da final da conferência Leste da NBA. Um dia para ninguém que ama esporte botar defeito. E ainda tinha uma lutinha de boxe, que o Pacquiao perdeu. Mas o fim de noite guardava a pérola desse dia, a final da Copa das Nações da Oceania, TAITI x NOVA CALEDÔNIA. Sim, amigos. Eu parei para assistir Taiti x Nova Caledônia. Essa partida que decidiria o campeão da Oceania, valia vaga na Copa das Confederações em 2013, aqui no Brasil. Eu não podia perder.

E ainda bem que não perdi. É o futebol em estado puro. Não foi um bom futebol, muito pelo contrário, nas Séries C e D aqui no Brasil encontramos partidas de nível técnico muito melhor, mas essa partida me remeteu a aspectos básicos do esporte que as vezes nos esquecemos. A Copa das Nações da Oceania desse ano foi realizada nas Ilhas Salomão e depois de uma fase com dois grupos de quatro, os 4 semi-finalistas garantiram vaga na disputa pela vaga da Oceania na Copa de 2014 (Nova Caledônia, Taiti, Ilhas Salomão e Nova Zelândia). Taiti passou fácil pelas Ilhas Salomão na semi-final e aí veio o primeiro grande momento que chamou minha atenção para essa competição: a Nova Caledônia venceu a Nova Zelândia por 2-0. Tinhamos uma "Cinderella", que é como os americanos chamam as zebras. E eu adoro acompanhar essas histórias. O Taiti era favorito, já havia conquistado a vaga para o Mundial Sub-20 de 2009 e já tinha sido vice dessa competição por 3 vezes. A Nova Caledônia, apesar de ser zebra, havia sido vice-campeã da última edição do torneio, que não teve final, foi por pontos corridos.

Perdi algumas horas de sono, mas sentei aqui na frente do computador para assistir Taiti e Nova Caledônia. E não me decepcionei. Apesar de só conseguir um link depois do gol do Taiti, que saiu em um cruzamento desviado e sobrou para Steevy Chong Hue marcar, eu me diverti bastante vendo a humildade das equipes e da competição. O estádio possuí como arquibancada um BARRANCO. Sim, um morro que serve para os torcedores assistirem as partidas, assim como acontecia em 90% dos campos de futebol do Rio de Janeiro no começo do século e isso me fez ver um pouco mais próximo aquela realidade antiga. Depois, no intervalo, os jogadores ficaram nos bancos de reserva, se abanando com as camisas. Sensacional. Tudo muito precário, humilde, mas aqueles caras estavam focados apenas em vencer, levar a taça pela primeira vez para o seu país e vir para o Brasil ano que vem.

Como eu já disse, dentro das quatro linhas não houve nada de especial. Taiti conseguiu a vitória por 1 a 0 e a partir do apito final, uma sequência de momentos especiais foram surgindo. A tristeza de cortar o coração dos garotos da Nova Caledônia, a alegria contagiante da equipe do Taiti. Veio então uma entrevista com o tecnico do Taiti e, meu Deus, o cara chorou em bicas, completamente emocionado e extasiado, falando em francês, então eu não entendi quase nada, mas dava para sentir a felicidade sincera do moço chamado Eddy Etaeta, que é taitiano. Foi, para mim, o momento mais emocionante em muito tempo no futebol.

A cerimônia de premiação merecia um post a parte. Foi tudo muito sensacional. A começar pela presença de parte da família real das Ilhas Salomão entregando medalhas e o troféu, todos de bermuda e camisa de botão, um deles, inclusive, vestia uma camisa FLORIDA. Me senti assistindo "Rocket Power". Depois veio a emoção e felicidade dos taitianos com o troféu. E fechando a transmissão A DANÇA. Que momento espetacular, é cultural nessas ilhas do Pacífico essas danças, mas eu tô acostumado a ver no Rugby. Mas hoje eu vi no futebol. E foi lindo, deu vontade de chorar.

Então eu posso dizer que Taiti e Nova Caledônia vai ser uma partida que eu vou levar para sempre na minha memória. Muito obrigado por existir, esporte. Muito obrigado por existir, futebol.

Segue agora uma pequena galeria de fotos com momentos da partida:

Estádio barranco

Fim de jogo

Entrevista do tecnico

Erguendo a taça

Dança da vitória

Um comentário: