Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

Vale quanto pesa?

Acabou o carioca. Os tricolores acusaram o recebimento e fecharam a conta. 

Maravilha, trigésimo primeiro título carioca do clube. Tricolores alegres - legitimamente - e a corriqueira troça toma conta das ruas. Ainda bem, sem gracinha não tem futebol. Toda piadinha repetida quanto ao Tufão é bem vinda.
"Flamengo de férias" dizem os amigos. E que bom que dizem, que bom. Viva a isso. Viva aos clássicos na reta final. Mas VIVA só a isso mesmo. Para por aí, fazendo o favor.

A verdade é que todo o charme da reta final do carioca não justifica tão longo campeonato. O carioca não vale quanto pesa nas nossas costas, nos nossos bolsos, nem aos nossos olhos. Pagamos milhares de minutos funestos para algumas centenas de minutos corridos, aguerridos, sofridos e divertidos de futebol.

O que fazer? Ora, a resposta está no senso comum: "ACABEM COM O CARIOCA, CHEGA!"
Admito, por vezes penso assim. Mas depois paro a refletir. No meio do pensamento percebo que acompanhamos alguns campeonatos do estrangeiro que não são muito mais imprevisíveis que o nosso. Espanhol, Italiano, Inglês. Quem diz que não sabe quem deve vencer mente. Raramente muda alguma coisa. É a mesma patotinha de sempre.

Pensemos bem, que campeonato desses tem 4 grandes batendo de frente? Acho que nenhum, só não falo com certeza por causa da Inglaterra que ainda tem mais potências. Voltando ao Rio de Janeiro, endosso o já dito, temos 4 grandes times. Pasmem os senhores, 4. Não é pouca coisa. Pra uma mesma cidade, isso é um feito e tanto.

O caminho então é manter o Carioca, mas dar aos pequenos a chance de jogar nos seus estádios, ajudar na reformulação dos próprios, facilitar a compra de ingressos (questão mais de preço do que de fila, acredite), enfim, fazer desse campeonato algo de mais importante.

Segue o raciocínio. Se vemos um campeonato onde apenas duas equipes disputam o título, porque não ver um onde 4 ou mais o fazem igualmente? E mais, o nosso Carioca, se bem ajustadinho, é mais difícil que um campeonato nacional de alguns países. Falo, aliás, sem medo de errar.

Parabéns ao Flu, mereceu. O único revés é que o campeonato podia valer mais. Acho que ele não se dá o valor. Por hora, não vale quanto pesa sobre 3 meses da nossa existência futebolística.



ps: Estava com saudades disso aqui, sou feliz nesse blog. 



Um comentário: