Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Vergonha em São Paulo

Mesmo com atraso, venho falar do fato ocorrido na ultima semana em São Paulo. Na apuração do carnaval, alguns membros das escolas de samba protagonizaram o maior vexame da historia do carnaval paulista.


Não parece, mas isso tem muito a ver com o futebol em si. Como podemos ver na imagem acima, torcedores da Gaviões da Fiel foram os maiores protagonistas do ocorrido no Anhembi. Após a escola receber uma nota inferior (a pior do carnaval), os torcedores ficaram irritados e ameacaram partir para cima dos jurados, com a confusão criada por um membro de outra escola, os membros da Gaviões aproveitaram para fazer uma verdadeira baderna. Antes do final da apuração e da confusão, os torcedores sairam do Sambódromo e comecaram a depredar os arredores.

As torcidas organizadas, a muitos anos são o foco de uma grande discussao, se elas são necessarias para o futebol. Alguns dizem que sem elas os estádios poderiam ser verdadeiros velórios, onde eles são os que levantam a torcida inteira e motivam o time, outros dizem que deveriam ser banidos para sempre dos estádios. Mas afinal, o que é certo?

A verdade é que vivemos em um país sem muita estrutura para suportar algo do tipo, se fossemos mais organizados, poderíamos fazer com que as torcidas organizadas fossem extintas, afinal, um torcedor que apóia o time e "levanta" a torcida atraves da organizada, não precisa se uniformizar e dar um nome a um grupo para ir torcer, o verdadeiro problema das organizadas é que existem bandidos que usam as torcidas como uma máscara para poder fazer o que bem entender, manchando a imagem da torcida.

Depois deste vexame, as torcidas poderiam muito bem ser deslocadas para uma divisao especial como planejado a anos atras, o que seria uma pena pois a Dragões da Real e a Mancha Verde que fizeram festas lindas e não participaram da confusao, podem acabar sendo punidas pelo erro dos outros.

No futebol, este "câncer" para muitos, deve continuar ate que aconteça alguma tragédia maior. Como qualquer coisa, tem dois lados, o bom e o ruim, o problema é que o lado ruim parece estar mais visível para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário