Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Fé e nervosismo em rubro-negro

"Fica calmo, o Potosí é fraco"

Esse é o resumo do que tenho ouvido ao longo da semana. Devo dizer duas coisas quanto a isso.
A primeira é que a maioria dos que atestam tal fato dizem na ironia pura. No mais das vezes são torcedores de outros times que torcem para o Flamengo se dar mal - com razão, rivalidade é pra isso - mas que não querem contar vitória antes. Dessa forma se inibem, se sentem impedidos de sair zoando aos quatro ventos a eliminação do Flamengo que tanto esperam. A segunda coisa é que o futebol é imprevisível.

Qual o grau de certeza que tenho que o Flamengo vencerá hoje? Confirmação mesmo não tenho. Sobra-me fé, faltam certificações. Se a fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção das coisas que não se vêem, diria com força: O FLAMENGO JÁ ESTÁ CLASSIFICADO.

No entanto, já que guardo minha fé genuína para assuntos mais sérios - não que o futebol não seja importante, mas dentre as coisas de maior importância na minha vida, ele é o que tem a menor; já entre as coisas de menor importância, o futebol é a maior - me mantenho só na expectativa de confirmar o que anseio. Aquilo que quero, mas que não posso ter certeza: a vaga na fase de grupos da Libertadores. Aliás, o título mais adiante. Por que não?

O fato é que o dia primeiro do Fevereiro de 2012 está tenso. Em dia de um jogo um pouquinho mais importante é um pouco mais difícil fazer algumas coisas. Vira e mexe e a cabeça já está no horário das 22:00. É difícil mensurar como seria importante essa vaga para a competição. Em 2012 é especial. Há outros dois cariocas. Imagina o quão envolvida a cidade estará na competição. Quem não vê diversão nisso, não vê diversão no mundo da bola.

Hoje corto cedo, não estendo meu enredo. Aos secadores espero que se quebrem. Aos Flamenguistas muita alegria e alguma paz pra aguentar até as 22:00 pra confirmarmos aquilo que com força queremos. E ao Rio de Janeiro espero uma Libertadores emocionante, desde que o Flamengo nela esteja.




Nenhum comentário:

Postar um comentário