Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Histórias do campeonato Carioca...

Na onda do início do Campeonato Carioca de 2012 e do belíssimo post do amigo Luiz Felippe sobre os times de menor investimento (não viu? Veja aqui) venho aqui sugerir um tema para os próximos posts dos meus amigos de blog: uma historinha sobre algum jogo marcante que guardamos com carinho na memória do Campeonato Carioca.

E eu vinha pensando em qual jogo contar então cheguei a conclusão que queria fugir do clichê de falar sobre o Fla-Flu de 1995, e resolvi falar de um Fla-Flu marcante e que veio dez anos depois, a final da Taça Rio de 2005.

O Fluminense venceu o Campeonato Carioca de 2005 enfrentando o Volta Redonda na final. A equipe do interior havia vencido a Taça Guanabara após muitos tropeços dos grandes e só o Botafogo indo a fase final e mesmo assim eliminado pelo Americano na semi-final, que foi posteriormente derrotado pelo Volta Redonda nos penaltis e o Voltaço levou seu primeiro título de expressão. Veio a Taça Rio e os times grandes melhoraram muito, principalmente o Fluminense que venceu 5 dos 6 jogos da fase de classificação, incluindo uma goleada por 4x0 contra o Botafogo, e passou na semi-final contra o Vasco em uma decisão dramática nos penaltis.

Veio a final da Taça Rio, contra o Flamengo, mas no dia anterior houve um fato muito marcante: a morte do Papa João Paulo II, um símbolo da torcida do Fluminense que desde 1980, na primeira visita dele ao Brasil, cantava a música em homenagem ao Santo Padre em momentos de sufoco. E o que se viu na torcida do Fluminense em um domingo de muito sol foram diversas homenagens ao "padroeiro" do Tricolor.

O primeiro tempo do jogo foi de poucas chances para as duas equipes, mas logo no início do segundo tempo Tuta, de penalti, abriu o placar para o Fluminense e a partir daí se viu um baile do Tricolor. Leandro, três minutos depois, ampliou para o Fluminense que via sua torcida agradecer aos céus e ao Papa João Paulo II a grande vitória que estava se concretizando. A torcida do Flamengo estava hipnotizada, em silêncio. O Fluminense dominava a partida e praticamente não sofria com os ataques do Flamengo e aos 25 do segundo tempo Alex ampliou para o Fluminense, 3x0. E aí, novamente 3 minutos depois, quando a torcida rubro-negra já estava indo embora do Maior do Mundo, veio o golpe de misericórdia, e que golpe... o volante Tricolor Preto Casagrande, que havia acabado de entrar em campo, recebeu na intermediária com espaço, arrancou invadindo a área e tentou um chute que bateu na zaga e voltou para ele que rapidamente deu um toque sensacional por cima do goleiro Diego, fazendo o quarto do Fluminense. Um golaço (quer relembrar? Clique aqui)!

No fim da partida, com a goleada já consolidade, o meio-campo tetracampeão do mundo Zinho marcou o gol de honra do Flamengo que viu seu grande rival histórico ir para a final contra o pequeno Volta Redonda e depois ser campeão Carioca pela 30ª vez.

Resolvi escolher essa partida ao invés da final contra o Volta Redonda por considerar que essa foi uma final antecipada, apesar do Flamengo ter sido goleado, vinha de uma boa campanha na Taça Rio e fatalmente seria campeão se passasse pelo Tricolor. Além disso, essa vitória do Fluminense foi com as bênçãos do Papa João Paulo II e a torcida Tricolor proporcionou diversas e bonitas homenagens a ele naquele dia, que começou com a tristeza da perda desse grande nome mas acabou com a alegria da vitória dedicada inteiramente ao Santo Padre. "A benção João de Deus, nosso povo te abraça! Tu vens em missão de paz, sê bem-vindo e abençoa esse povo que te ama!" cantava a plenos pulmões a torcida antes, durante e depois da partida.

Ficha técnica:

Fluminense 4x1 Flamengo

Data:
03/04/2005
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 65.677 pagantes
Juiz: Luiz Antônio Silva dos Santos (RJ)
Gols: Tuta 48' (pen.), Leandro 51', Alex 70', Preto Casagrande 73' (FLU), Zinho 90' (FLA)
FLUMINENSE: Kleber, Gabriel, Igor, Antônio Carlos e Juan; Marcão, Arouca, Diego Souza e Juninho (Preto Casagrande 72'); Leandro (Alex 60') e Tuta (Alan 78'). Técnico: Abel Braga
FLAMENGO: Diego, Ricardo Lopes, Rodrigo Arroz, Fabiano e André Santos (Adrianinho 66'); Da Silva, Jônatas, Júnior (Zinho 55') e Marcos Denner (Geninho 55'); Fellype Gabriel e Dimba. Técnico: Cuca

2 comentários: