Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

TROCA-TROCA NA F1

A pouco mais de 2 meses do início da nova temporada da Fórmula 1, as equipes estão quase todas prontas. Apenas Williams e Hispania ainda não definiram seus dois pilotos. Existe uma vaga restante em cada coc-pit em ambas as escuderias. Vamos aos comentários, às mudanças e o calendário oficial...


REDBULL - Em time que está ganhando não se mexe. Pois é, a bicampeã mantém seus dois pilotos para 2012. O fenômeno Sebastian Vettel, que já consegue dar nome à nova era, e Mark Webber, vencedor do último Grande Prêmio de 2011, no Brasil. Será que o domínio vai ser o mesmo? Acho provável. Vettel vai atrás do recorde de três títulos consecutivos, algo conseguido apenas por Juan Manoel Fangio e Michael Schumacher.

MCLAREN - Jenson Button e Lewis Hamilton continuam. Button quer provar que pode novamente ser superior a Hamilton. Já Lewis precisa dar respostas e mostrar que de fato é o que sempre disseram que ele seria: Um gênio.

FERRARI - Fernando Alonso e Felipe Massa seguem à frente do carro vermelho. Alonso vai para mais uma temporada sem grandes pressões. Disputar o título já é uma grande vitória, vencê-lo seria eternizar o seu nome na história da F1, ao vencer um campeonato sem ter o melhor carro, algo digno de gênios como Alain Prost e Nelson Piquet. Para Massa, é um ano decisivo. Ou mostra que pode ser digno de uma Ferrari ou será substituído ao fim de seu contrato em dezembro deste ano.

MERCEDES - Nico Rosberg e Michael Schumacher. Ambos vão para a sua terceira temporada juntos. Em 2010 foi um banho do jovem alemão. Em 2011, Rosberg começou muito melhor, porém logo o Schumi equilibrou e conseguiu fechar o campeonato bem próximo. Acho que 2012 teremos o Heptacampeão do mundo mais aclimatado à F1, mas é complicado bater Nico Rosberg, um dos melhores da nova geração.

LÓTUS - O nome Renault ficou para trás, assim como os pilotos de 2011. A nova Lótus traz o Campeão do mundo de volta à F1 Kimi Raikkonen e a eterna promessa Romain Grosjean. Bruno Senna e Vitaly Petrov perderam a disputa e podem ficar de fora da temporada. A ideia é voltar a brigar por pódios ou ao menos brigar com a Mercedes pelo quarto lugar nos construtores.

FORCE ÍNDIA - Paul Di Resta e Nico Hulkenberg. Os treinos durante todo 2011 de Hulkenberg surtiram efeitos. Nico roubou a vaga de Adrian Sutil. Paul Di Resta uma das gratas surpresas do último ano foi alçado a categoria de primeiro piloto. Umas das equipes mais emergentes dos últimos anos, assim podemos conceituar a Force Índia, de Vijay Malia. Ir além do sexto lugar de 2011 é possível. Vamos aguardar.

SAUBER - Outra que não quis mexer. Seguem Kamui Kobayashi e Sergio Perez. A equipe nem teria motivos suficientes para mexer. Perez e Kamui foram divinos. O japonês arrebentou na primeira metade, e o mexicano apareceu muito bem na segunda. Boa temporada. Boas corridas são esperadas na equipe suíça.

TORO ROSO - A STR segue sua coerência de dar chances aos mais novos. Manter equipe não é o forte. Para Franz Tost, chefe de equipe, Buemi e Alguersuari tiveram muitas chances e não mostraram capacidade para chegar à Red Bull. Isso na Toro Roso é igual à RUA. Para os seus lugares: o pupilo Daniel Ricciardo, possível e provável substituto futuro de Mark Webber na RBR; e Jean-Eric Vergne, campeão da F-3 inglesa e muito falado pelos lados da França. Vai ter que andar muito e provar que é superior a Ricciardo, acho difícil.

WILLIAMS - Pastor Maldonado e seu petróleo garantidos. A equipe britânica confirmou no último dia 17/1 a contratação de Bruno Senna. Pois é, Rubens Barrichello está quase aposentado na F1. Uma perda irreparável. Para quem vou olhar e dizer "eu lembro uma vez..."? Não, eu não gosto do Schumacher! Estou indignado com essa cusparada que a Williams deu na história da categoria. Alemanha 2000 EU SEMPRE VOU LEMBRAR, RUBINHO! GÊNIO!

CATERHAM - Mudou de nome, mas os pilotos continuam os mesmos. Heikke Kovalainen e Jarno Trulli. Difícil acreditar em alguma coisa positiva. Vou torcer para eles aprontarem como retardatários. Sou desses.

HISPANIA - Pedro De la Rosa eterno piloto reserva, na Hispania é titular. Talvez fosse melhor ser reserva. Os cotados para o segundo carro variam entre Vitantonio Liuzzi, Jaime Alguersuari e Dani Clos. Quem entra? Quem entrar não fará nada além de um 20° lugar. Que preguiça de comentar sobre.

MARUSSIA - Perdi as contas de quantas vezes mudaram de nome. Antiga Midland, antiga Virgin, vai ser antiga Marussia em breve também. Jerome D´Ambrosio rodou. No seu lugar Charles Pic, francês de 21 anos, que promete muito, e não vai cumprir nada. Timo Glock segue como primeiro piloto.


CALENDÁRIO


GPData



GP da Austrália18/03 – 3:00
GP da Malásia25/03 – 5:00
GP da China15/04 – 4:00
GP do Bahrein22/04 – 9:00
GP da Espanha13/05 – 9:00
GP de Mônaco27/05 – 9:00
GP do Canadá10/06 – 14:00
GP da Europa24/06 – 9:00
GP da Inglaterra08/07 – 9:00
GP da Alemanha22/07 – 9:00
GP da Hungria29/07 – 9:00
GP da Bélgica02/09 – 9:00
GP da Itália09/09 – 9:00
GP de Cingapura23/09 – 9:00
GP do Japão07/10 – 3:00
GP da Coreia14/10 – 4:00
GP da Índia28/10 – 7:30
GP de Abu Dhabi04/11 – 11:00
GP dos EUA18/11 – 18:00
GP do Brasil25/11 – 14:00




2 comentários:

  1. O melhor é a sequência: Alemanha, Hungria, Bélgica e Itália. Uma a cada semana, tudo seguidinho. Pra mim é sempre a parte mais legal da temporada.

    ResponderExcluir
  2. kkk Não, Higor. Tem as férias tradicionais de agosto.

    ResponderExcluir