Esses dois primeiros dias de 2012 começaram quentes, com muita diversão para os fãs de esporte (sem propaganda da ESPN hehe) principalmente aqueles que curtem a Premier League e a NFL.
Mas vamos começar ainda em 2011... No dia 30 tivemos a abertura da última rodada do turno da Premier League com o Liverpool arrancando uma vitória de virada sobre o forte Newcastle que saiu na frente com um gol contra do zagueiro Agger, mas com dois gols de Bellamy e um de Gerrard, que voltava aos campos após muito tempo machucado, o Liverpool virou e se aproxima cada vez mais da briga pela Champions League.
O último dia de 2011 foi marcado por Zebras. Sim, zebras com Z maiúsculo. Vamos primeiro falar do Chelsea que recebeu o Aston Villa e foi derrotado por 3x1. O Aston Villa ainda saiu atrás no placar quando Drogba fez de penalti o primeiro mas com gols de Ireland, Petrov e Bent o time de Birmingham virou e venceu com autoridade, jogando o Chelsea cada vez mais para a crise. Outro time de Londres também se enrolou com uma zebra, o Tottenham, que foi até o País de Gales e ficou no 1x1 com o Swansea, desperdiçando a chance de se aproximar mais dos times de Manchester. O holandês Van der Vaart abriu o placar para os londrinos mas Sinclair empatou no fim para o Swansea. Já o Arsenal se deu muito bem na rodada e derrotou outro londrino, o QPR, por 1x0 gol de Van Persie, artilheiro da Premier League com 17 gols.
Mais cedo, o Manchester United, jogando em casa, no dia do aniversário de 70 anos do seu técnico eterno Alex Ferguson recebeu o lanterna Blackburn e foi derrotado! Sim, o Blackburn bateu o United por 3x2 com uma exibição de gala do nigeriano Yakubu que marcou duas vezes, Hanley fez o gol da vitória aos 35 do segundo tempo. Berbatov marcou os dois gols do United.
O resultado do United no último dia do ano deixava o Manchester City sem pressão nas costas para vencer e abrir na liderança já no primeiro dia de 2012. Para isso o City viajou até Sunderland e poupou alguns jogadores como Balotelli, Agüero e Silva. Mas o Manchester City entrou relaxado demais e o Sunderland mostrou que o talentoso técnico Martin O'Neil está dando jeito na equipe e poderia ter terminado o primeiro tempo na frente. No segundo tempo, com 0 0x0 persistente, o técnico Roberto Mancini resolveu lançar Agüero e Silva e apesar da pressão, não deu resultado. O 0x0 continuou até que aos 48 do segundo tempo o Sunderland partiu em um contra-ataque despretencioso mas que culminou em um emocionante gol da vitória marcado pelo sul-coreano Ji Dong-Won, em posição de impedimento, que deu a vitória a mais essa zebra. O gol foi tão comemorado pelos torcedores do Sunderland que um deles tascou um beijo NA BOCA do atacante sul-coreano.
Outros resultados da 19ª rodada:
Stoke City 2-2 Wigan
Norwich 1-1 Fulham
Bolton 1-1 Wolves
West Brom 0-1 Everton
Já na NFL tivemos uma rodada completa nesse domingo, primeiro dia do ano e a definição das últimas vagas para os playoffs, ou seja, o caminho para o Super Bowl está traçado para as 12 equipes que restaram na liga.
Como eu escrevi nesse post, ainda tinhamos 2 vagas em jogo, uma para o campeão da divisão AFC West e outra para o segundo não campeão de divisão com a melhor campanha. Vamos começar pelos campeões da AFC West, o Denver Broncos. A disputa dessa vaga era entre 2 equipes: Oakland Raiders e Denver Broncos. Os dois precisavam vencer e torcer pela derrota do outro. Mas os dois acabaram perdendo seus jogos, prevalecendo a equipe do quarterback mais sortudo da liga, Tim Tebow, nos critérios de desempate. O San Diego Chargers, que venceu o Raiders por 38 a 26, terminou empatado com os dois mas não conseguiu bater o Broncos no desempate. Já na última vaga de Wild-Card (repescagem), a briga era entre New York Jets, Tennessee Titans e Cincinnati Bengals. Os dois primeiros precisavam torcer para uma série de resultados e ainda vencer suas partidas. O Jets perdeu para o Dolphins em uma partida desastrosa do seu QB Mark Sanchez, o Titans venceu o Houston Texans por 23 a 22 mas não foi suficiente mesmo com a derrota do Bengals para o Baltimore Ravens e assim a AFC North ficou com 3 vagas para os playoffs.
Na NFC a disputa pela última vaga era direta, como a TV americana anunciou "WIN OR GO HOME". New York Giants recebeu o Dallas Cowboys pelo título da divisão NFC East e não tomou conhecimento. Mais uma vez seu QB Tony Romo não correspondeu a expectativa e o Giants venceu com tranquilidade por 31 a 14 e ficou como título e a vaga nos playoffs.
Agora a briga é direta, teremos as duas partidas de Wild-Card de cada conferência no próximo fim de semana, com os dois classificados ganhando vaga para enfrentar os times de melhor campanha que já estão nas semi-finais de conferência. Veja na imagem abaixo os cruzamentos dos playoffs:
E é claro que não vou me abster de dar meus pitacos...
Broncos x Steelers: Tim Tebow levou o Broncos com a sua sorte para os playoffs e o Steelers não vem tendo um bom rendimento nas últimas partidas. Acho que se a sorte continuar do lado de Denver, o Steelers pode não conseguir derrotar os Broncos. Mas em condições normais de temperatura e pressão (o que está descartado já que Denver é na altitude), dá Steelers. Quem passar terá uma parada duríssima diante do New England Patriots.
Texans x Bengals: O Houston Texans fez uma excelente campanha mas poderia ter sido ainda melhor caso seu talentoso QB Matt Schaub não tivesse se machucado colocando em risco a temporada. Mas ainda sim o Texans tem mais time que o Bengals. Aposto no time de Houston. Quem passar enfrenta o Baltimore Ravens, que já assustou mais, mas ainda é uma defesa de respeito.
Giants x Falcons: Um duelo de equipes que sempre prometem mas quase sempre deixam a desejar. O NY Giants vem de uma reta final excelente de temporada é favorito, principalmente caso seu QB Eli Manning repita suas atuações. Já o Atlanta Falcons precisa jogar mais se quiser ir longe. Quem passar pega simplesmente o atual campeão Green Bay Packers. E eu acho que esse fardo ficará para os nova-iorquinos.
Saints x Lions: Para mim a melhor partida dessa rodada de Wild-Card. O New Orleans Saints, que venceu o Super Bowl a duas temporadas, tem simplesmente o QB recordista de jardas em uma temporada regular: Drew Brees. Já o Detroit Lions finalmente conseguiu engrenar uma grande temporada e foi um time difícil de ser batido, como deve continuar sendo. Mas ainda assim acho que dá Saints, sofrido. Quem passar pega o San Francisco 49ers, que volta a ser uma equipe que assusta após muitas temporadas como coadjuvante e vai pegar uma parada dura passando Saints ou Lions.
Então amigos, vamos ficar ligados nesses playoffs da NFL porque agora o bicho vai pegar!
O Tottenham se enrolou mesmo foi com um "Cisne", e não com uma zebra!!! E o 49ers vem com tudo!!! Se bobear vem com o "Steve" e o "Joe" como reforços!!!
ResponderExcluirFred Martins
Pois é, Pedro. Aposto em Tom Brady - como sempre - em Drew Brees - o recordista - e nos Packers. Acho que, no fim, ter QB's muito acima do comum sempre pesa. Patriots e Saints largam na frente nesse quesito. Se bem que do jeito que o Tebow anda cagado... Pode se esperar qualquer coisa dos Broncos também: desde grandes chulapadas a derrotas acachapantes.
ResponderExcluir