Páginas

sábado, 3 de dezembro de 2011

Flamengo entre ângulos e balanços



Última rodada de futebol nacional em 2011 é essa agora, dia 4 de Dezembro de 2011 anos passados desde o marco. Essa fase do ano entre Dezembro e Fevereiro eu adoro. Horário de verão, festas de fim de ano, rever uma galera que faz falta no ao vivo, mas que é lembrada no coração. Essas coisas todas ajudam a aliviar um pouco a angústia que é ficar alguns meses sem futebol. Eu particularmente acredito que o motivo de eu esperar tão ansiosamente o campeonato carioca é esse. Tanto tempo sem futebol e o campeonato carioca parece um presente. Tão longo período sem jogos nacionais que mesmo os estaduais meio furrecas, salvo exceções, parecem nobres competições. É aquela coisa, pra quem não tem nada a metade é o dobro.

Nem quero falar dos estaduais nessa publicação, acabei fazendo essa pequena entrada, encerro-a por aqui, leitor, por favor, permita. Vou falar agora do que me é pertinente, da última rodada do Campeonato Brasileiro. Serei mais específico; da última rodada do campeonato Brasileiro para o Flamengo.

Partindo do que já é de domínio público, o Flamengo briga por uma vaga na Libertadores. Acho que fisga, e torço para tal, sou Flamengo, não vou  ficar de mimimi, é isso e pronto. Consequentemente acredito e torço para o título do Corinthians. Mas você não é carioca, não torce pros times do Rio de Janeiro
? Quanto a isso já fiz uma publicação, se quiser tá aqui a referência: http://estagiariosdoesporte.blogspot.com/2011/12/rivalidades-contradicao-e-angustia.htmlFaz um parênteses aqui, vai lá, lê, toma conhecimento da minha opinião do assunto e volta. Eu espero. 

Agora, voltando ao raciocínio. Acho que o Flamengo pega a vaga na Libertadores ficando numa boa colocação no Campeonato Brasileiro 2011. Fazendo o balanço do ano como um todo, vendo de fora com um ângulo de observação distante, sem as minúcias de um observador atento as pequenas variações, o ano foi bom. Pensando num modelo de pontos corridos, onde só um pode vencer, e isso desde que o mundo tá aí, ficar nas primeiras posições não é nada mal. Não vencendo, ao menos fica bem classificado. Acho que nisso os pontos corridos são mais agradáveis que o mata-mata. No modelo antigo o torcedor que sai nos duelos de eliminação não se sente como um bom classificado, se sente como um eliminado. Esse modelo atual é bem mais gratificante nesse sentido. Nesse caso ficar em terceiro ou quarto lugar não é das piores coisas, ao menos pra uma equipe que antes das rodadas finais já sabia que não ia chegar ao título,  como é o caso do Flamengo. Diferentemente de Vasco e Corinthians que se perderem o título, sobretudo o segundo que é atual líder, sentirá uma perfuração no coração tal qual um tiro, não tem sutura.

Enfim, Flamengo fez um bom ano, vendo como um todo, que precisa ser confirmado com a vaga pra Libertadores; a última impressão é a que fica no futebol. O Vasco sabe bem disso, começou o ano sendo martirizado e agora ganha ares de superação, garra e time vencedor com chegada.

No entanto, olhando com um pouco mais de proximidade, ou seja, mudando o ângulo de observação, o ano apresentou problemas. O Flamengo fez o irreal de ficar meses invictos, mas também fez o irreal de ficar 10 jogos sem vencer num momento, e 6 ou 7 em outro. O primeiro ficou famoso, o segundo não. Não vou reclamar disso, é coisa de futebol, só estou apontando, localizando depressões na estrada.

Em termos de equipe faltou um pouco. Leonardo Moura é ídolo da torcida e disse que não esteve bem no ano, pena. A zaga precisa de uma oxigenada, menos que o ataque. O meio de campo é bom, desandou certos momentos, mas é bom. Ronaldinho Gaúcho fez o que eu esperava dele, é isso aí mesmo. Um passe bom pra gol ou um gol todo jogo. Ele tem feito isso, não adianta que o jogador do Barcelona já passou, agora é esse aí. É o que tem pra hoje; e, convenhamos, tá bem legal. Claro que um brilhantismo ou outro eu esperava, mas logo em 3 ou 4 jogos no início do ano aceitei que ele não abriria a chapelaria no meio de campo, ou então que ia distribuir caneta por aí. Fez seu papel, ora mais, ora menos, mas fez. Thiago Neves é o motor, as vezes precisou de uns ajustes; quando esteve mal, estivemos mal. Não se pode fazer nada, Thiago Neves é um humano, não vai arrebentar sempre e nem vai levar tudo como música todo dia, ainda que tenha feito bastante isso. Espero que fique.


O ataque entrego ao CRIADOR. Paro por aqui.
Patrícia, parabéns por  ter conseguido trazer o Ronaldinho, da sua parte o trabalho foi feito. Parabéns a você, ou a quem seja que fez isso, por ter bancado o Luxemburgo. Não concordei com muita coisa que ele fez, mas e daí? Ele é o técnico, gosto disso de manter o cara, lutar pra fechar o ano. Disso gostei muito. Essa questão é controversa, mas pra mim é por aí mesmo. Começou o trabalho, termina. 



Um título carioca e uma vaga pra Libertadores. 2011 não vai ser dos piores se assim fechar, mas que não seja o auge dessa equipe, mas só um degrau. 



Conte comigo Mengão. 2012 já é amanhã! 

3 comentários:

  1. Em condições normais, o Vasco passa o carro no Flamengo. O clássico quebra o favoritismo absoluto. Flamengo joga muito mal há muito tempo, pra mim não merece a vaga na Libertadores. O difícil é saber quem merece.

    Acho que o Fla precisa de uma repaginada. Um treinador mais novo, dar uma boa mudada no elenco.

    ResponderExcluir
  2. Ao final da temporada mudar o técnico, aí sim. O que eu gostei foi de pelo menos ter bancado o Luxemburgo mesmo naquela sequência desagradável. Agora, fim de ano é outra história. Vamos ver. Eu não sei se prefiro a permanência ou não do Luxa.

    ResponderExcluir
  3. O problema do Flamengo é que o mesmo tem que mudar em todo seu contexto,temos um técnico que manda mais que a presidente,uma diretoria que faz o que quer quando quer,a Patricia Amorim é ótima vale ressaltar isso,mas enquanto isso não mudar,não vai ser refletido em campo.Na zaga temos um cara que era reserva do time de motoristas de Rio Bonito,sua cidade natal,não tem como um cara desse naipe ser titular no Flamengo e um jogador que é designado pelo técnico como salvador da patria,não Luxa,o Fierro é uma enceradeira ambulante,o tempo dele no time acabou,basta!Mas enfim,assim é Flamengo.Eu continuo torcendo,e 2012 tá ai,e com certeza será melhor que 2011

    ResponderExcluir