Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Premier League - 14ª rodada


Vou tentar fazer uma pequena análise das rodadas da Premier League daqui para a frente. Hoje venho com a prévia da 14ª rodada que irá acontecer nesse fim de semana.

A Premier League, nessas 13 primeiras rodadas vem mostrando que a briga pelo título deve ser polarizada entre os times de Manchester, com mais favoritismo para o lado azul (o City) que segue invicto, se tornando apenas o 5º time na história a chegar na 13ª rodada invicto (apenas o Arsenal de 2003-04 conseguiu o título dessa forma). Já o Manchester United tropeçou na última rodada na surpresa Newcastle e perdeu um pouco de contato, além de já ver de perto a subida do Tottenham que não perde desde a segunda rodada e tem uma partida a menos (contra o Everton, em 11/01, que pode lhe dar a vice-liderança).

Apesar do crescimento do trio de Londres (Arsenal, Chelsea e Tottenham) nas últimas rodadas e o estabelecimento do Newcastle e do Liverpool na briga pela Champions, creio que nenhum dos 5 têm folego para acompanhar o Manchester City e o United na briga pelo título, mas que provavelmente aquecerá a briga pelas duas vagas restantes na Champions League.

Mas enfim, depois dessa breve análise do início do campeonato, vamos para a rodada desse fim de semana:

Sábado (03/12):

Newcastle x Chelsea (10h45 - transmissão da ESPN)
Manchester City x Norwich City (13h - transmissão da ESPN)
Wigan x Arsenal (13h - transmissão da ESPN HD)
Tottenham x Bolton (13h)
Queens Park Rangers x West Brom (13h)
Blackburn x Swansea (13h)
Aston Villa x Manchester United (15h30 - transmissão da ESPN)

Domingo (04/12):

Everton x Stoke City (13h)
Wolverhampton x Sunderland (13h)

Segunda-Feira (05/12):

Fulham x Liverpool (18h - transmissão da ESPN)

Nessa rodada não temos nenhum grande clássico e apenas um confronto direto na parte de cima da tabela: a partida entre Newcastle e Chelsea, no sábado, que promete bastante equilíbrio e deve ser um dos melhores jogos da rodada. Os Blues contam com a boa fase do atacante Sturridge e tem que temer o artilheiro Demba Ba.


O Tottenham enfrenta o Bolton buscando manter a boa fase e seguir na cola do Manchester United, para isso vai precisar contar com os gols do togolês Emmanuel Adebayor. Enquanto isso o Bolton tenta se afastar da zona de rebaixamento e tem time para isso, é melhor do que várias equipes que estão em colocação melhor, mas tem que começar a se recuperar o mais rápido possível.


O Arsenal, do artilheiro da liga Van Persie (13 gols), viaja para visitar o Wigan, que briga para ver quem é pior com o Blackburn, em busca de manter o crescimento e alcançar os ponteiros.

O Manchester City recebe o recém-promovido Norwich e não pode tropeçar, nem deve. Com Silva, Aguero e Balotelli em grande fase, os canários não devem ser páreos para o Citzens. Enquanto isso os rivais vermelhos do City, o Manchester United, vai até Birmingham enfrentar o tradicional Aston Villa em busca de se recuperar do empate com o Newcastle na última rodada e contam com Wayne Rooney, enquanto os Villans querem se aproximar da 7ª posição e diminuir o abismo dos 7 primeiros para os outros 13 do campeonato.

O Queens Park Rangers, time campeão da 2ª divisão em 2010-11 e que investiu pesado para se manter, enfrenta o West Brom, rival direto na briga pelo meio da tabela e se afastar mais rapidamente do rebaixamento, devem fazer uma partida equilibrada, assim como Everton e Stoke City, que esperam espantar a má fase.

Wolves e Sunderland fazem um jogo dos semi-desesperados, os dois times tradicionalíssimos, estão ali na boca da zona do rebaixamento e têm que jogar muito mais se quiserem escapar da degola. Assim como o Blackburn, um dos piores times da Liga, que recebe o galês Swansea que vem mantendo uma boa campanha em casa, mas joga muito mal fora. É uma partida que o Blackburn tem que jogar a vida para vencer.

Fechando a rodada temos Fulham e Liverpool se enfrentando no simpático Craven Cottage, em Londres. O Liverpool tem jogado muito mal contra as equipes menores e se dado muito bem quando joga fechadinha contra os grandes. Já o Fulham, apesar da 15ª posição e a proximidade da zona de rebaixamento, tem melhorado de rendimento e empatou injustamente com o Arsenal na última rodada, merecia a vitória.

Pitacos: City, Arsenal e Tottenham vencem facilmente. Chelsea, United e Liverpool se complicam contra Newcastle, Villa e Fulham, podem até vencer, mas vão passar dificuldades. QPR vence o West Brom, Blackburn empata com o Swansea, assim como Wolves e Sunderland. Everton deve bater o Stoke, mas com dificuldades.

Pitacos extras: Vasco bate o Flamengo, Corinthians empata com o Palmeiras. Inter e Coxa vencem e vão para a Libertadores. Cruzeiro empata com Galo mas não cai. Bahia e Ceará empatam. Corinthians campeão. Flu, Inter e Coxa na Libertadores. Ceará, CAP, América e Avaí na segundona.

E para terminar amanhã às 17h a ESPN transmite Bristol City x Middlesbrough pela Championship, segunda divisão inglesa que tá pegando fogo.

3 comentários:

  1. Do texto eu gostei, ja dos pitacos extras eu deixo pra comentar no domingo à noite...

    ResponderExcluir
  2. Podia ter parado nos pitacos. uhauaahuauhahu
    Meteu uns pitacos do brasileirão que é só pra tirar o Flamengo da Libertadores.

    Qual o meio de campo do City?

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente o meu querido e tradicionalíssimo Aston Villa vai dar uma força ao subtime de Manchester (city)contra o verdadeiro Manchester... Mas, fazer o que, né? rsrsrs
    Bom texto!!!

    Frederico Martins

    ResponderExcluir