Nesta semana tivemos o início da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O Santos já é o primeiro finalista, deve enfrentar o Barcelona, que pega a partir das 8h o Al-Saad. Kashiwa Reysol e o time da Árabia farão a decisão pelo terceiro lugar. Quem verá isso? Eu não, certamente. Levanto uma questão: Uma Copa do Mundo merece ter um torneio tão esquisito? Uns jogam as oitavas, outros não. Outros jogam as quartas, outros não. A Copa do Mundo de seleções é tão incrível, tão emocionante, em vários momentos. Enquanto isso, a Copa do Mundo de Clubes se resume a um jogo. O argumento das datas faz todo sentido. Mas se o Al Saad teve que jogar 3 jogos, por que também não o Santos e o Barcelona? Acho esse regulamento do Mundial um anticlimax ao brilhante futebol de Messi e Neymar! Um mata-mata incompleto, feio e que leva a uma ansiedade mortal.
Depois das críticas, acho que meu dever é apontar algo diferente. Por que não tirar um Auckland City, clube da Oceania, que simplesmente não existe no cenário do futebol mundial? A Austrália teve que sair de lá para conhecer alguma competitividade. Aliás, a Nova Zelândia já deveria ter sido obrigada a disputar as eliminatórias asiáticas. Assim deveria ser com os clubes. Vai para a Ásia e tenta uma vaga. Tirando o time semi-profissional, sobram duas vagas para pelo menos fechar os 8 e termos o campeonato correto, ideal e com alguma graça. Sim, colocaria os campeões da Copa Sul-Americana (É claro que a Copa Sul-Americana, para tal, precisaria ser melhor sistematizada. Outro tema a ser debatido.) e Europa League. Independiente e Porto. O campeonato ganharia em lógica matemática, e em qualidade, claro. Esse negócio de Mata-Mata com numero ímpar parece coisa do Caixa d´água, organização do torneio de botão da rua, ou campeonato de video-game quando um camarada falta na hora. O MUNDIAL MERECE MAIS.
Se bem que eu, chegando ao elixir dos meus devaneios futebolísticos, imagino algo mais. Imagino uma grande Copa do Mundo de clubes, estilo Copa do Mundo mesmo. Um monte de times. Uns 10 da europa, 4 da américa, sei lá quantos da África, outros da ásia, Concacaf... Uma Copa do Mundo de fato, com país sede, paralisação dos calendários, grupos de A a H. Já imaginou um, sei lá...
Grupo C:
Barcelona
Monterrey
Kashiwa Reysol
Vasco
Um Grupo G, aquele da morte:
Real Madrid
Universidad de Chile
Corinthians
Milan
Nossa, seria incrível.
Por fim, acordo do meu sonho e dou aquela sugestão dos 8 clubes, com a introdução dos campeões dos torneios secundários dos dois principais continentes do futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário