Páginas

domingo, 11 de dezembro de 2011

Pancada final no UFC 140


Acabou um bom evento do UFC, o 140 foi bom, lutas bem casadas e que entreteram, exceto a luta do Brian Ebersole contra o Patrick.

Algumas horas atrás postei o seguinte:


"Lá vão meus chutes para o UFC 140:

Acredito que Mark Hominick, Brian Ebersole, Minotouro, Minotauro e Machida vão vencer as lutas. Estou sendo arbitrário e passional, gosto dos cinco e por isso por eles torço, bem como por isso creio que vão vencer. Análise pouco técnica e mais apaixonada."


Bom as lutas que ocorreram e os seus respectivos vencedores foram:

Hominick x Jung --- Jung venceu por nocaute no primeiro Round (Primeiro erro meu. 0x1)
Patrick x Ebersole --- Ebersole por decisão dividida dos juízes (Empatei, 1x1)
Tito Ortiz x Minotouro  --- Minotouro por Knock Out Técnico (Virada, opa! 2x1)
Frank Mir x Minotauro --- Frank Mir por finalização no primeiro Round (Empatou. 2x2)

Aí veio a luta final. A luta que todo mundo achou que sabia o que ia acontecer. Ninguém quis ser profeta do acontecido. É melhor falar logo que o Jon Jones vai moer o adversário, o cara tá fazendo isso sempre mesmo. E sabe o que aconteceu? Acertaram...Mas não pareceu que ia ser assim. No primeiro round foi o Lyoto frustrando o Jon Jones. Fazendo o que eu já tinha alertado. Diminuindo a distância. E quando entrava, entrava certo. Botava uma sequência pra frente, ou dava duas e mudava de direção pra encaixar uma terceira. E foi só nessa. Jon Jones não achou nada e ficou visivelmente atordoado. Lyoto ganhou o primeiro Round com sobras. Já acreditava antes, depois do primeiro Round então tive a confiança massageada, estava lépido e nem um pouco reticente. Já dizia "Golias vai cair". 

Ao final do round o Quinton Rampage Jackson (@), último desafiante do Jon Jones, disse: 
"I have 2 say that I'm a big Machida fan now!" (Eu tenho que dizer sou um grande fã do Machida agora)
O Rampage foi o retrato de todo mundo que viu pela primeira vez o Jon Jones errar tudo que tentava. Acho que ninguém lembra do Jon Jones ter um round tão infeliz como foi este primeiro.

Segundo Round entrou e a confiança - a minha, claro - estava lá. Aqui e lá, pá e tal. Clinchou, Jones jogou Machida no chão, cotovelada, corte imenso na testa do brasileiro. Que pancada. Por isso que muita gente é contra a cotovelada no MMA, numa dessas o juiz para a luta pra preservar o atleta que foi profundamente cortado. Alguns acham que a cotovelada no chão é um caminho pra conseguir intervenções médicas e vencer lutas. Parte dos eventos nacionais não são adeptos. Enfim, deixa de lado, a luta continuou.

Voltaram de pé e o Lyoto tomou uma esquerda que não viu e foi estrangulado de pé contra a grade. Botaram pra dormir e o cara caiu mole, parecia borracha. Fiquei frustrado, admito, não esperava. Okey, agora acabou. Se o Lyoto não ganhou, não tem mais ninguém nessa categoria pra ganhar do Jon Jones. Lyoto também deu mole, tava só na boa. Aí foi querer atacar ao invés de esperar como estava fazendo, no caminho tomou uma esquerda e ferrou. Agora só resta o Rashad tentar, se o Machida não ganhou o Rashad também não. Faço coro ao chefe da associação, Dana White. Não tem ninguém pra tirar esse cinturão do Jon Jones. Eu apostava em Rampage e Lyoto, tomei na testa duas vezes.




O Jon Jones limpou a categoria, pelo menos os tops foram massacrados até agora. Shogun, Rampage e Machida já foram cortados da lista. Falta o Rashad Evans e o Phil Davis que pode tentar querer entrar na roda pra brincar também. Já ouvi gente dizer: "Só o Anderson mesmo, ele tem que subir"


Deixe-me dizer algo. O Jon Jones é muito maior que o Anderson, não seria uma luta próxima em nível. O Anderson não sobe de categoria por isso, ele mesmo já afirmou que a categoria meio-pesado tem uns caras muito maiores que ele. Se antes já era assim, mais ainda agora. Depois de lutar com o Forrest, e dar um pau no cara, tudo ao mesmo tempo, ele concluiu, ainda que vencendo fácil, que os caras da meio-pesado eram muito maiores. Ou seja, vai ficar ruim pra ele pegar um cara desses mais firme. Um bom campeão também é inteligente, ele é um excelente lutador, não um personagem de filme de ação. Anderson Silva não é G.I Joe. Ficar onde está é jogo.



Fora que o Jon Jones é um falso meio-pesado. Na real mesmo ele é um pesado em potencial que já acenou pra possibilidade de subir pra essa categoria em um futuro não muito distante. Agora, imagina isso... Jon Jones na categoria dos pesados. Aponte-me um  pesado que dá soco rodado, joelhada voadora, cotovelada rodada. O cara ia no mínimo trazer algo de novo pra ela. Se ele ia tratorizar é outra história, masque ia inovar com aquela inventividade toda, isso ia. Ele só está se mantendo no peso porque faz uma alimentação rígida. Antes não sentia tanta dificuldade de mante o peso, agora está mais difícil, o rapaz tem facilidade de pegar massa, e rápido. Os treinadores estão dando um jeito de segurar.  

E mais, o Jon Jones tem punch, daria muito trabalho nos pesados. Acho que dentro de alguns anos teremos essa oportunidade pra ver qual é.


Fechamos meu placar. Retornemos a ele.
Estava 2x2, Machida perdeu para o Jon Jones no segundo Round por finalização.
Placar final, portanto, foi 2x3. Perdi.
Mas tenho direito de defesa. Tenho porque o idealizador do blog sou eu, bato o pé. Deixa eu me justificar.


Diz aí você, tu tá numa luta (briga é coisa de gente infeliz, gente séria pratica luta), o cara tá no chão sendo massacrado. O que você faz, termina a parada ou roda com o cara pelo chão? Pois é... Minotauro não terminou o trabalho direito, infelizmente. Não falo isso feliz. Que pesar no coração que dá ver uma derrota dessas. A primeira coisa que me passou na cabeça é: tá de brincadeira, isso não é sério, ele não perdeu. 
Minotauro, como se perde uma luta que se ganhou? Tu já tinha ganhado a luta, era só continuar naquela. Foi querer raspar o cara e pegar na guilhotina e infelizmente foi pego no Jiu Jitsu. A gente sabe que Jiu Jitsu é teu forte, mas o cara tava já em outra, tava contanto carneiro em casa. Rodou com ele e acordou o rapaz. Aí o Frank Mir lembrou "Ih, sou faixa preta em Jiu Jitsu também" e pegou um braço ali e abraço.

Infelizmente o treinador de boxe dos irmãos Nogueira, o Luiz Doria () avisou às 2:13 da manhã desse sábado para o domingo que o Minotauro quebrou o braço e está sendo medicado. Já foi levado ao hospital. Uma pena para uma vitória que eu já estava comemorando na sala. Perder uma luta que se venceu não é coisa que acontece todo dia. Não entendi ainda, acho que nem ele. Fica aqui a amargura da derrota e por ter quebrado o braço o nosso campeão do MMA e da humildade, Minotauro é um sujeito notável. Fica aí nossa torcida.



Pra terminar devo dizer que a luta de Hominck e Jung não existiu. Durou 7 segundos. Isso não é uma luta, é bullying. É espasmo, um espirro. A luta seguinte foi enjoadinha, Ebersole, o lutador bem equilibrado e fanfarrão que depila o peito com desenhos inusitados - hoje foi o símbolo da fornecedora de material Tap Out - pra fazer gracejos, venceu mas não animou. De todo modo, tá ganhando moral no Ultimate. O Ortiz, que perdeu para o Minotouro, apanhou demais no chão e sem necessidade. O árbitro demorou muito para interromper a luta, tinha que ter parado antes. Ortiz quer cumprir seu contrato e fazer a última luta que está assinada no papel. Esperemos, talvez a projeção vire concretização. Dessa forma ele entraria para a história da associação por ficar mais tempo que qualquer outro no torneio que o fez ascender e ir ao chão em alguns anos.

Pra terminar deixo uma dica para o próximo oponente do Jon Jones, seja ele quem for.Dá proxima vez entra com uma pistola no octógono, deve ajudar.












Nenhum comentário:

Postar um comentário